NOTA DE SOLIDARIEDADE NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI:

Iniciativa retoma atividades de desenvolvimento de lideranças políticas com jovens e ações em benefício das comunidades da região

Estimulando a participação dos jovens brasileiros na educação política e no desenvolvimento social das comunidades, o Projeto Agentes da Cidadania retomou as atividades na Zona da Mata Mineira nos municípios de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre. A ação contempla o Programa Cidadania, do Instituto Votorantim, em parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), executada pelo Instituto de Governo Aberto e Instituto Cidade Democrática, desde 2021, nas cidades participantes.

O projeto atua com o objetivo de promover um exercício de cidadania ativa para jovens, por meio do avanço nas dimensões de cultura democrática, participação política e articulação territorial. Em 2022, a iniciativa selecionou 30 jovens, de 16 a 29 anos, que atuarão de junho a dezembro deste ano como voluntários, conhecidos como Agentes da Cidadania.

De acordo com a agente da cidadania Juliana de Souza Rezende, de 29 anos, professora de História da Escola Estadual Santo Antônio e de Musicalização Infantil no Colégio Renascer, em Miraí, o mais importante do projeto é a troca de saberes e diálogos entre pessoas de diferentes municípios. “Conversamos sobre os problemas locais e vemos o que cada lugar tem em comum e de diferente. O mais enriquecedor é podermos agregar esse conhecimento social, que muitas vezes é trazido pelos alunos para dentro da sala de aula. Nossos jovens estão motivados a tomar atitudes para exercer a cidadania e colocar em prática deveres e direitos, e é muito importante incentivarmos isso”, pontua.

Para o gerente das Unidades de mineração da CBA na Zona da Mata Mineira, Christian Fonseca de Andrade, o apoio à realização do Agentes da Cidadania vai ao encontro do compromisso da Companhia com o investimento em ações sociais, colaborando para o desenvolvimento das comunidades locais. “Este projeto é uma importante frente de atuação que promove o empoderamento dos jovens através da educação em cidadania, estimulando-os no apoio às gestões públicas municipais da região e conscientizando-os quanto aos seus deveres e direitos”, ressalta.

O projeto

Ao longo do projeto, os jovens participantes recebem atividades online e oficinas formativas aos finais de semana, com o objetivo de compartilhar os aprendizados junto às suas comunidades. As oficinas contemplam rodas de debate e jogos interativos com temática de participação social, cidadania, representatividade, identidade e juventude política. Eles também utilizam e divulgam um aplicativo de consulta pública para outros agentes e cidadãos, no qual analisam problemas da cidade e desejos de mudança das comunidades locais, a fim de desenvolver ações com apoio e monitoramento de especialistas.

Entre as atribuições dos agentes no programa, ainda haverá a participação ativa dos próximos encontros formativos online, estabelecendo conexões entre suas vivências e os conteúdos apresentados. Os jovens também vão planejar e executar projetos em suas cidades junto com demais integrantes da Rede Cidadania, de modo a exercitar as competências desenvolvidas e multiplicar os aprendizados do programa.

Os primeiros encontros já trabalharam conceitos relevantes de política e cidadania, como a tripartição dos poderes, direitos civis e questões sociais importantes. Em seguida, as ações de mobilização estimulam o exercício do conteúdo aprendido, com ações conjuntas nas comunidades nas áreas de cultura, educação, esporte, meio ambiente, entre outras.

Segundo a agente Maria Júlia Mota Varizi, aluna de 15 anos da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Ormezinda Alves Duarte, em São Sebastião da Vargem Alegre, a iniciativa é importante para identificar pontos de melhoria para as comunidades e soluções para os problemas da cidade. “Essa troca de conhecimento é muito interessante para podermos ir atrás das melhorias para a nossa cidade e dar voz à juventude local sobre as questões sociais. Eu moro na zona rural e já identifiquei alguns problemas próximos que atrapalham os moradores, e estamos identificando os órgãos responsáveis para chegar a uma solução”, destaca.

Próximos Ciclos

Para a seleção dos voluntários, o programa contou com o apoio de diversas organizações, coletivos, movimentos, atores políticos e lideranças locais das cidades envolvidas. Nos próximos ciclos, os jovens realizarão consultas públicas sobre a política nacional, com levantamentos com pessoas de seu convívio sobre o atual cenário do Brasil.

A partir delas, serão identificados os problemas e os desejos de mudança locais, de modo que os agentes possam fazer um pedido de acesso à informação ou uma reclamação formal para a Prefeitura e/ou para a Câmara de Vereadores de suas cidades.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.

Sobre o Instituto Votorantim e o Programa Cidadania

O Instituto Votorantim é um centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios socioambientais. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru. Como parte integrante de suas iniciativas, em 2018 o Instituto Votorantim criou o Programa Cidadania, para geração de conhecimento, inovação e atuação em para fortalecimento da cultura democrática entre organizações e indivíduos, a fim de que, cientes de seus direitos e deveres, possam participar da vida pública em suas localidades.

 

 

 

 

 

A Sicredi Botucaraí RS/MG realizou no último sábado, dia 13 de agosto, em Muriaé/MG, o 1º Pedal da Cooperação. O evento, que integrou as ações do Dia de Cooperar das agências Muriaé Barra e Muriaé Centro, contou com a participação de cliclistas de toda a região e teve por objetivo arrecadar fundos para a Casa de Apoio do Hospital do Câncer (FCV).

 

 

 

 

 

Foram parceiros do evento a CDL ACE Mais, FCV, Lacerda Bike Shop, Enilson Móveis Planejados, Brasil Slim, Du Festas, Pão Chic, Analu Embalagens, Mercadão Levate Barra, Kássia Distribuidora, TopFrut Centro, HortiBarra, TrainiSport e Conserta Smart.

Confira as fotos do evento clicando em  Leia mais …

O Corpo de Bombeiros e o SAMU de Muriaé foram acionados no meio da manhã desta segunda-feira (15), para atendimento a um capotamento na BR-116, próximo ao acesso ao distrito de Itamuri. No local os socorristas depararam com um veículo Gol bastante danificado em uma estrada de terra às margens da rodovia, e ainda com o motorista, que aparentemente estava bem, não teria sofrido ferimentos, sendo feito o atendimento na unidade do SAMU.

 

As autoridades foram informadas pelo motorista que ele estava viajando de Rio Pomba-MG para um cidade capixaba, e naquele, ponto da BR-116, ele teria perdido o controle da direção e o carro saiu da pista, capotou, desceu uma ribanceira, vindo parar na estrada de chão, a cerca de 30 metros da pista.

A Polícia Rodoviária Federal compareceu ao local e tomou as demais providências. Moradores daquela região deram apoio ao motorista até a chegada das autoridades.

Fonte: Silvan Alves nosso parceiro em Muriaé

Portal Miradouro - Plantão Policial

O narrador esportivo Paulo Barbosa, conhecido como “O Gigante Bola de Ouro” foi brutalmente agredido na noite deste domingo (14-08) na porta de sua residência na cidade de Tombos, cerca de 48 km de Miradouro.

Segundo as primeiras informações o narrador esportivo teria chamado a atenção de um cidadão que estava passando de carro em alta velocidade na rua onde ele mora, mas o cidadão não teria gostado e partido para cima do narrador com violência, usando barras de ferro para agredir o narrador Paulo Barbosa.

Paulo Barbosa foi socorrido por populares em estado gravíssimo para o Hospital Casa de Caridade de Carangola.

A Polícia Militar agiu rápido e conseguiu prender os dois agressores, sendo os mesmos conduzidos para a DPJ para as demais providências.

A qualquer momento mais informações sobre o nosso amigo e companheiro Paulo Barbosa “O Gigante Bola de Ouro”.

Foto: Rádio Muriaé – acesse www.radiomuriae.com.br

 

 

Um homem foi morto a tiros em uma casa de festa no bairro Santa Laura na madrugada deste domingo (14). A vítima é Ednaldo Martins Junior, morador da rua Canaâ, no bairro Padre Thiago.

Presente no local, a Polícia Militar (PM), interrogou a namorada da vítima, que disse que os fatos se iniciaram no interior do evento e que três indivíduos se aproximaram e um deles, portando arma de fogo, iniciou os disparos. A vítima tentou se desvencilhar e correu para a parte externa do imóvel, tendo sido alcançado e levado outros tiros. Logo após o ato, ainda segundo a testemunha, os indíviduos se evadiram num veiculo Gol de cor prata

A unidade do SAMU esteve presente no local e confirmou o óbito. A perita da Polícia Civil, Fabiana Pitassi, confirmou no corpo da vítima 5 perfurações provenientes de disparos de arma de fogo, sendo quatro nas costas, um destes possivelmente à queima roupa e uma no pescoço. foi recolhido pela perita junto ao corpo da vítima um aparelho celular e um cartucho intacto calibre .38.

logo após os trabalhos periciais o corpo foi liberado para a funerária. Foi apontado como possível motivação para o delito o tráfico de drogas. As equipes do turno da Polícia Militar seguem no rastreamento na tentativa de localizar os autores.

CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS EM DIVINO

Postado por Portal Miradouro on  13 de agosto de 2022
0
Categoria: Destaque, GIRO POLICIAL

 

 

Durante a tarde da última sexta-feira, dia 12 de agosto, policiais militares montaram uma operação e procederam ao cumprimento de um Mandado de Busca em um local denunciado por estar ocorrendo tráfico de drogas. Esse local fica próximo da entrada do Clube dos Goytacazes. Durante os trabalhos o casal tentou esconder parte da droga junto às vestes de um bebê de colo. A PM percebeu a movimentação e conseguiu localizar a droga. O casal foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Muriaé.

Diversas denúncias aportaram nos dias anteriores dando conta da intensa movimentação de usuários que compravam drogas no local. Além disso, a boca de fumo se encontrava ao lado de uma escola e havia jovens e adolescentes que sempre ficavam nas proximidades e tinham contato com os usuários e os traficantes.
Foram aprendidos, além das drogas, dinheiro, celulares, anotações da movimentação das drogas e diversos materiais relacionados ao tráfico.

No dia 07 de agosto, último domingo, por volta das 19 horas, a polícia militar realizou uma operação na área central da Cidade e no Caixa D’água após denuncias de moradores da região.

As informações chegaram através de denúncias anônimas realizadas no mês de julho e na última semana. Os denunciados foram identificados e localizados pela rua Dourvaut De Freitas. Com eles foi encontrado uma sacola com uma grande porção de maconha e dinheiro. No total, três indivíduos foram presos pelo crime de tráfico de drogas e foram encaminhados até a delegacia de plantão na cidade de Muriaé.

Ainda em decorrência dessa operação, por volta das 20 horas, pela rua Antônio Hilario Henrique, durante uma abordagem, foi encontrada maconha com um indivíduo. Foi dada voz de prisão em flagrante para ele, sendo encaminhado para registro do termo circunstanciado.

NESTA TERÇA-FEIRA, NOVA OPERAÇÃO FOI REALIZADA

Após informações pretéritas e dados de outras ocorrências de tráfico de drogas, os militares montaram nova Operação nesse dia 09 de agosto, terça-feira, por volta das 6 horas da manhã.

As informações davam conta de que um indivíduo, foragido da justiça da Cidade de Muriaé e de alta periculosidade, estaria escondido em uma residência pela rua Dona Orosina Maria da Conceição, no Bairro Santo Antônio das Palmeiras (Fogo Eterno). Além disso, ele seria um dos principais responsáveis pelo tráfico de drogas no bairro.

Os militares conseguiram identificar o local onde o indivíduo estava escondido e o capturaram. Ainda em decorrência dessas ações, os militares encontraram drogas, rádio comunicador e material para a dolagem das drogas.

O indivíduo capturado, também foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e apresentado na Delegacia de Polícia Judiciária de Divino.

TV PORTAL

Siga-nós!