COVID-19: PREFEITURA DE MANHUAÇU ADOTA TRATAMENTO PRECOCE PARA A COVID-19, COMÉRCIO CONTINUA ABERTO

Destaque Notícias Portal Miradouro

A reunião foi realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

MANHUAÇU (MG) – Em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19 nesta manhã (6/01/21), no auditório da Secretária Municipal de Saúde, foi apresentado o novo protocolo de tratamento precoce da doença. A reunião contou com representantes do poder público, sociedade civil, da saúde, segurança pública e do Hospital César Leite.

Sobre um possível fechamento, a prefeita Imaculada destaca que fará ajustes para que isso não aconteça e reforça que é preciso união de todos para isso para salvar vidas. “Uma das propostas foi fechamento total do comércio por uma semana, lockdown. O Comitê decidiu que nós vamos aguardar as próximas 24 horas, apresentar o nosso protocolo, conversar com os prefeitos da região. Se nós fecharmos o comércio hoje, as pessoas vão morrer de Covid ou de fome, nós temos que pensar nas duas situações. Estamos dando um prazo de 24 horas para adequar a situação, se a população assumir essa parceria junto com a gente, o comércio local, os prefeitos da região, eu acho que nós podemos juntos amenizar essa situação. Um lockdown agora, com a cidade já penalizada com o que aconteceu no ano passado é pior ainda, mas também se continuarmos com essa situação grave, se infectando do jeito que está, nós não podemos admitir, agora é salvar vidas, é preocupar com as pessoas.”

Protocolo

O novo protocolo foi apresentado pelo diretor do Hospital Municipal de Manhuaçu, o médico cardiologista Vinicius Valentim, onde o diagnóstico clínico será o principal na identificação da doença. Segundo o médico, os profissionais de saúde usarão um método de pontos, de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente e também pelo seu histórico médico. Por exemplo, se o paciente tem alguma comorbidade (diabetes, hipertensão), ele já acumula dois pontos, como no caso do paciente também ser idoso. O paciente acumulando três pontos ou mais, já será diagnosticado com Covid-19, iniciando imediamente o tratamento precoce.

Os pacientes que apresentarem sintomas deverão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para que a equipe de saúde o avalie e inicie o tratamento. A Unidade de Apoio Respiratório (UAR) será destinada apenas a pacientes graves e quando as unidades não estiverem em funcionamento. Este tratamento será aplicado em toda rede de saúde do município, tanto particular como pública.

A Secretaria de Saúde Ana Lígia afirmou que este protocolo é para que os pacientes não avancem para fases mais graves da doença. “Nós vamos instituir em Manhuaçu, que a população que apresente alguns sintomas já seja tratada de imediato, nós não vamos esperar agravamento. Todas as unidades de saúde do município vão estar fazendo asse atendimento. Nós vamos fazer hoje (06/11) uma reunião com os médicos e enfermeiros da estratégia de saúde da família para instituir o protocolo. Hoje nós trouxemos esse assunto para o comitê para aprovação. A gente não quer ter Covid, fica esperando teste e acaba passando para a fase dois ou três da doença. Isso é estudo cientifico, é medicina. Nós queremos que as pessoas se conscientizem que é melhor tratar antes, do que ficar mais grave ou uma fase mais avançada da doença”.

Gabinete de Crise

Durante a reunião foi comunicado que a administração pública instalará um gabinete de crise intersecretarial para definir ações por parte da prefeitura. O secretário de planejamento Roberto Fully, destacou que a Covid-19 não é assunto só da Saúde, mas do governo. ““Você tem por força de lei o Comitê Municipal de Enfrentamento a Covid-19, nós trazemos um função importante para esse comitê que não estava sendo cumprido anteriormente, que é um comitê deliberativo, ele emite resolução. Nós ouvimos a sociedade, além disso para ser executiva a função a prefeita Maria Imaculada está emitindo um decreto de criação de um gabinete de crise dos secretariados, é a integração das secretarias. Então nós teremos o Planejamento, a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, de Comunicação, do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Fazenda, para agir de forma integrada para combater a pandemia”.

Mudança da UAR

Foi deliberado também na reunião do Comitê a mudança da Unidade de Apoio Respiratório (UAR) para as instalações da antiga secretaria de saúde. Representantes da UAR relataram que não há espaço físico e condições sanitárias para o atendimento dos pacientes infectados doença e por isso seria importante a escolha de um novo local. A prefeita Imaculada após a reunião acompanhou o Secretario de Obras, Paulo Ferraz, o engenheiro Rodrigo Ambrósio e a Secretaria de Saúde, Ana Lígia, em visita ao local, para que fossem realizadas obras necessárias para adaptação do prédio.

Redução do Fluxo de Pessoas

Na reunião também foi analisada a criação de um protocolo que reduza o fluxo de pessoas na cidade, inclusive com um possível fechamento do comércio e da cidade, o lockdown. Após a discussão das propostas, ficou decidido que o município irá criar um protocolo para que se tenha uma redução do trânsito de pessoas na cidade. “A resolução aprovada pela maioria de que nós iremos criar um protocolo efetivo, articulando Secretaria da Fazenda, Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, com a Vigilância Sanitária, Procuradoria do Município, Polícia Militar e os outros órgãos, ouvindo os comércios, as associações, um protocolo que restrinja o fluxo, mas que não impeça as atividades econômicas, mas aqueles agentes econômicos que não atentarem e não atenderem as normas de vigilância, a legislação sanitária vigente, este sim, será penalizado”, explicou Roberto Fully, Secretario de Planejamento.

A Prefeita Imaculada destacou que neste momento é preciso que a população ajude nesta tarefa. “O momento é muito grave, precisamos fazer um movimento não só de Manhuaçu, mas de toda a região. Implorar apoio da população local, principalmente do comércio, enfim de todas as pessoas. Nós não temos nem como contratar mais fiscais para colocar na rua, nós não temos recurso neste momento. O fiscal vai ser você, cada um vai fiscalizar a sua porta, cada um vai fiscalizar o seu comércio, um vai fiscalizar o outro, a pessoa vai encontrar uma pessoa na rua, vai mandar colocar a máscara imediamente”.

Secretaria de Comunicação Social