PREFEITURA AMPLIA ATENDIMENTO A PACIENTES DE COVID E PEDE ATUAÇÃO MAIS FORTE DA UPA NA PANDEMIA

Destaque Notícias Portal Miradouro

 

O novo Centro de Atendimento para pessoas com sintomas da covid-19, instalado na UPA de Muriaé, foi a pauta da reunião convocada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Marcos Guarino. O encontro aconteceu na tarde de terça-feira (12), no Centro Administrativo, com a presença de diretores do Instituto InSaúde, responsável pela gestão da Unidade de Pronto-Atendimento 24h.

O espaço destinado ao enfrentamento da doença provocada pelo novo coronavírus foi colocado em funcionamento também na terça-feira. O local conta com acesso independente e instalações exclusivas, a fim de não colocar em risco pacientes de outras enfermidades que precisarem se dirigir à UPA.

Na reunião, Guarino cobrou uma atuação mais firme do instituto para ajudar a combater a covid-19 em Muriaé.

“Sabemos das condições e da capacidade que a UPA possui para atender e ser uma das portas de entrada para os pacientes da doença. Um município do nosso porte não pode contar apenas com um Centro de Atendimento que foi montado de forma provisória dentro de uma escola”, enfatizou.

Todas as suspeitas de infecção pelo coronavírus devem ser avaliadas, pesquisadas e devidamente acompanhadas. Esta é uma das razões pela qual a Secretaria Municipal de Saúde cobra uma presença mais efetiva da UPA, uma vez que o contrato em vigor prevê pactuação para atendimento aos pacientes com sintomas da covid-19. E, com o aumento do número de casos e a ampliação do decreto de calamidade por causa do avanço da doença em todo o estado, o prefeito José Braz determinou empenho máximo neste momento.

Além do vice-prefeito e dos representantes do Instituto InSaúde, a reunião também teve os secretários municipais de Governo, Paulo Sérgio Amaral, e de Fazenda, Francisco Júnior; o adjunto de Saúde, Wander Garcia; o assessor da Secretaria de Saúde, Carlos Eduardo; a coordenadora da Atenção Básica, Milena Condé; e o coordenador de Ações contra a Covid-19, Eroncarlos Pereira.

Fonte: Ascom Prefeitura de Muriaé