ABRIGA É TEMA DE REUNIÃO COM MUNICÍPIOS NA MANHÃ DESTA SEXTA-FEIRA (22) EM MURIAÉ

Destaque Notícias Portal Miradouro

 

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), a 1ª reunião da Abriga – Associação dos Municípios do Circuito Turístico da Serra do Brigadeiro, que contou com a participação das cidades Divino, Ervália, Eugenópolis, Fervedouro, Muriaé, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Pedra Bonita, Rosário da Limeira e Vieiras.

Promovido pela Fundarte, o objetivo do encontro foi resgatar os municípios que estavam afastados do Circuito Turístico. Segundo a vice-presidente da Abriga de Fervedouro, Patrícia Laviola, dos 11 municípios somente seis estavam ativos na Associação. “Fazer parte do Circuito é quesito primordial para que o município se habilite ao ICMS Turismo e a outros recursos. O Estado trabalha o turismo desde 2013 de forma regionalizada e quem não está incluso nessa política fica excluído desses programas tanto do governo estadual quanto do governo federal”.

O secretário de Governo, Paulo Sérgio Amaral, deu as boas-vindas aos participantes em nome do prefeito José Braz e ressaltou que o turismo e a cultura não podem ficar em um patamar secundário. “Em nome do prefeito de José Braz, quero colocar o nome do município de Muriaé à disposição de todos os municípios vizinhos para que possamos trabalhar no fortalecimento do turismo da nossa região.

A qual tem grande potencial turístico e no que depender de Muriaé vamos fortalecer essas políticas a cada dia”.

A Coordenadora do Departamento de Turismo da Fundarte, Wania Muahad, conta que Muriaé vai ser a sede da Abriga e também pontuou a importância das cidades fazerem parte do Circuito. “Se não fizer parte do circuito, a gente não consegue pleitear vários projetos dentro do Ministério do Turismo que é muito importante para nossa cidade e região, sobretudo interligar uma cidade a outra”.

Patrícia Laviola completa que esse foi o primeiro passo para que o turismo caminhe de uma forma promissora em nossa região. “Hoje recebemos 10 municípios, representados por seus secretários ou representantes da pasta de turismo e, ainda, o prefeito de Eugenópolis, Juarez Breijão, que foi o único prefeito que veio participar e agregou muito o encontro. Sabemos que o exemplo dele vai contagiar outros municípios também”, destacou.

Na próxima reunião serão confirmados os municípios que irão regressar ao Circuito Turístico, além de eleger a Diretoria Administrativa e o Conselho Fiscal.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Muriaé