MIRADOURO EM MOVIMENTO: MIRADOURO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque

COLUNA – MIRADOURO EM MOVIMENTO

 

O desenvolvimento econômico e social é sempre uma meta que a maioria dos municípios brasileiros persegue. Atingi-la não é uma tarefa fácil de alcançar. Por uma série de motivos, mas sobretudo pela baixa arrecadação fiscal, normalmente restam aos pequenos municípios a tentativa de sobrevivência financeira e fechamento de suas contas nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Miradouro está entre os 88% dos municípios brasileiros com menos de 50.000 habitantes e, como a maioria deles tem uma arrecadação de impostos muito aquém de suas despesas. Não podemos nos esquecer que a escandalosa divisão do “bolo tributário” no Brasil é desastrosa para os pequenos municípios: a União fica com 70%, os Estados com 25%, restando os municípios com algo em torno de minguados 5% da arrecadação.

CONTINUE LENDO, CLICANDO EM “LEIA MAIS

Sendo assim, as reformas tributária e fiscal são urgentes. Mas há muitos empecilhos políticos para as suas efetivações. Além de uma união mais promissora por parte dos municípios brasileiros. A ação municipalista ainda carece de muito mais força do que hoje possui.

Entretanto, pode e deve o pequeno município ser capaz de desenvolver ações que permitam no curto, médio e longo prazo políticas públicas e em parcerias com os diversos setores privados e com as comunidades locais, que alavanquem um desenvolvimento econômico sustentável. Desenvolvimento esse que respeite as culturas locais e promova autoestima entre a população, sem alterar radicalmente seu modo de viver, de fazer suas coisas e sua relação com o meio ambiente.

Devemos ter em vista que a atração imediata de empresas para o município é muito difícil e mesmo onerosa. O cenário econômico está muito difícil, em especial para os municípios menores. Atrair empresas demanda uma política fiscal bem detalhada e contratos jurídicos muito bem construídos. Investir para se trazer uma empresa e ela “ir embora” após algum tempo, deixando o ônus do desemprego de dezenas de trabalhadores e trabalhadoras é inadmissível.

Desse modo, entra em cena (sempre esteve) o Turismo. A natureza foi generosa com Miradouro e sua gente. Da região da Varginha ao Monte Alverne, passando pela Cidade, Santa Bárbara, Serrania do Brigadeiro e todas as comunidades rurais do município, transpira-se culturas múltiplas e paisagens maravilhosas. Nossa lista de bens culturais inventariados, materiais e imateriais, é de uma grandeza fantástica. E essa lista irá crescer nos próximos anos.

Por sua vez, a Serra do Brigadeiro é um presente geologicamente divino!

Miradouro fazer parte da Abriga (Associação dos Municípios do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro) o coloca em uma posição muito estratégica a partir das possibilidades não somente de desenvolver seu potencial turístico local, mas evidentemente, projetar parcerias com os demais dez municípios que fazem parte dessa Circuito.

Contudo, potencial turístico, por si só, não basta. É preciso de planejamento e engajamento de todas as comunidades urbanas e rurais. Como bem enfatiza Werter Valentim de Moraes (Doutorado UFV, 2011): “Potencial turístico sem planejamento e base comunitária é chover no molhado. E o planejamento turístico que atraia pessoas precisa envolver integradamente projetos e comunidades em torno de sete pontos: unidade de conservação, água, mata, cultura, espaço de convivência, produção associada ao turismo e hospitalidade”.

Conforme aponta Werter Valentim, o desenvolvimento do turismo na agricultura familiar é um grande exemplo: pode complementar a renda através da comercialização de produtos e serviços diretamente ao visitante dentro da propriedade rural. O turismo possibilita a valorização da família agricultora, uma vez que a sua cultura torna-se o próprio atrativo turístico, com efeitos diretos no aumento da autoestima da população.

Isso é só um exemplo das capacidades de Miradouro. Pousadas, trilhas ecológicas, festas religiosas, visitas guiadas a diversos pontos, exposições de produtos agrícolas, artísticos e artesanais, festivais de música e gastronômicos, cavalgadas, dentre tantas outras ideias formam um cenário que tem um potencial imenso de atrair visitantes locais, da região e de todo o país. Caso Miradouro e nós, miradourense, abracemos o turismo. Pode gerar empregos, consumo, renda, autoestima e desenvolvimento socioeconômico.   

Portanto, o desafio está colocado para o Município, Câmara Municipal, setor privado, associações, comunidades, sindicatos, setores da agricultura familiar, artistas, artesãos, entre outros. O envolvimento de todos estes atores é fundamental. O TURISMO PLANEJADO É A SOLUÇÃO! É preciso encontrar mecanismos de impulsiona-lo. Não será tarefa fácil, pelo contrário. Existem percalços de ordens diversas. Erros ocorrerão. Porém, como em todos os projetos que vingaram, é preciso começar.

É preciso coragem, diálogo e a superação de sentimentos menores. É preciso grandeza!   

Grande e fraterno abraço!