FOTOGRAFIA: A OBRA FASCINANTE DE SHAKAL CARLOS

Destaque

 SHAKAL CARLOS – FOTÓGRAFO MIRADOURENSE

BRUNO ESTÊVÃO – B7FILMES, CONTATO 32 8443-6642

 

Roberto Carlos de Souza Silva, o Shakal, é um fotógrafo da cidadania. Um artista visual. Sua arte, expressa através das imagens de pessoas e das paisagens, são um verdadeiro tributo à vida. Sua “arma” é sua câmara. A sensibilidade do cotidiano é por ele captada de forma absolutamente simbólica e cidadã. Suas fotografias são belos textos. São falas. Shakal se comunica com o mundo quando fotografa.

A trajetória desse artista, profissional da fotografia, expõe a mãe natureza em seus mais belos shows! Ele imortaliza pessoas e paisagens com as mais impressionantes cores e texturas naturais.

As serras, picos, montanhas, o céu incrível, o reflexo da água, os gestos e momentos de pessoas de todas as idades, Shakal capta, com humilde simplicidade, a arte e a poesia criadas pelos elementos naturais e humanos. Suas obras demonstram respeito e contemplação da beleza do meio ambiente e do cotidiano.

A composição, a profundidade de campo, as linhas e formas, a captação das horas douradas – o amanhecer e o entardecer – nos mostram a evolução da arte de Shakal. A cada trabalho, sua leitura do momento, captada por seus instrumentos de trabalho, estão mais poéticas. Poesias reais.

Shakal é um fotógrafo local que trata de temas universais. Nos seus clicks estão presentes a defesa da natureza, do meio ambiente, dos parques como o da Serra do Brigadeiro, das vidas humanas como elas são: alegres e tristes. Porém, sempre passíveis de serem captadas pela fotografia, nos chamando à reflexão, à emoção e ao pensamento.

Como um poeta dos retratos, ele consegue reunir na sua obra fotojornalística desde uma grande paisagem montanhosa (o longe) até a singeleza de uma flor ou a complexidade de um olhar humano (o perto).

É inegável que sua obra atua como uma ferramenta na defesa de nossas riquezas naturais e da beleza dos gestos humanos criando um elo e uma identidade entre os elementos da vida. Tudo com a simplicidade típica de quem faz o que gosta e que traz um dom divino por nascença.

Shakal nos informa com os seus trabalhos. Nos dá conhecimento sobre os nossos patrimônios naturais e humanos. Contribui com a economia local (parques, restaurantes, pousadas). Ao mesmo tempo, contribui para a defesa da preservação de nossas paisagens e do modo de vida de nossas gentes.

Seu trabalho gera consciência sobre todas as formas de vida existentes em nossa região. Nos faz aproximar uns dos outros com os seus retratos.

Que saibamos apreciar, agradecer, divulgar e adquirir seus trabalhos obras. Seja em qualquer evento, sua fotografia é lealmente brilhante. Shakal é um patrimônio de nossa terra! CONHEÇA O TRABALHO DESSE ILUMINADO ARTISTA VISUAL!

Fonte: Portal Miradouro | Texto do Professor Nicélio Barros, colunista do Portal Miradouro