GOVERNADOR DE MINAS, ROMEU ZEMA, ESTEVE EM CARANGOLA NA TARDE DESSA SEGUNDA-FEIRA, APÓS MAIOR ENCHENTE DA HISTÓRIA DA CIDADE

Destaque

 

O Governador de Minas Gerais chegou por volta das 16 horas em Carangola. Romeu Zema visitou alguns pontos mais críticos da cidade, atingida pela maior enchente de sua história, após as fortes chuvas iniciadas na última sexta-feira (19/02). Acompanhado do Prefeito da cidade, Silas Vieira, pelo Vice-Prefeito, Roberto Alves e outras autoridades, o Governador e sua comitiva puderam verificar a gravidade da situação em Carangola.

Os alagamentos, tanto no perímetro urbano quanto em áreas rurais, ocorreram depois que chuvas intensas, que ultrapassaram o índice de 100 milímetros, atingiram a cabeceira do Rio Carangola. Divino, Orizânia e Tombos, em Minas Gerais, Porciúncula e Natividade, no Noroeste do estado do Rio de Janeiro, cidades que são cortadas pelo Rio Carangola, também sofrem com os impactos dos alagamentos. Assim como Manhuaçu e Espera Feliz, na região do Alto Caparaó.

Os municípios atingidos estão com o abastecimento de água comprometido, vias públicas interditadas, pontes destruídas, além de milhares de pessoas desabrigadas e desalojadas. Em Carangola, contudo, foi registrado o maior número de vítimas dos alagamentos. A cidade tem 1.110 pessoas desalojadas, 35 desabrigadas e o abastecimento de água funciona com 50% de sua capacidade.

Em pronunciamento após as visitas a desalojados e desabrigados, Romeu Zema afirmou o seu total apoio aos municípios atingidos. Veja a entrevista completa nesta matéria. Segundo Zema, o governo do Estado solicitará a imediata liberação de verbas para obras de desobstrução das vias públicas, reconstrução de pontes e de outras estruturas que foram afetadas pelos alagamentos. “Deverão ser reconstruídas o quanto antes”, ressaltou o Governador.

Zema garantiu ainda que a Defesa Civil de Minas Gerais providenciará imediatamente o que for necessário para as pessoas afetadas, além de trabalhar para o restabelecimento de água na cidade. O Governador externou a sua preocupação não somente com a situação atual, mas com o futuro: “Não dá para correr este risco todo verão. Há a necessidade de obras permanentes. As pessoas perdendo tudo que construíram em uma noite. Não dá mais”.

Segundo o Governador, as mudanças climáticas estão causando intempéries por regiões nunca antes afetadas. É preciso trabalhar na prevenção e nas ações rápidas de resgate de pessoas, quando do acontecimento dos temporais, apontou ele.

Questionado sobre os valores financeiros que serão disponibilizados para Carangola, Romeu Zema disse que cabe à Prefeitura de Carangola providenciar o mais rápido possível a avaliação de danos, para que os recursos sejam liberados.

 

 

PREFEITURA DE MIRADOURO INICIA CAMPANHA PARA A ARRECADAÇÃO DE DONATIVOS PARA AS VÍTIMAS DOS ALAGAMENTOS NAS CIDADES DA REGIÃO

A Prefeitura de Miradouro, através da Assistência Social, está arrecadando donativos para as vítimas de municípios vizinhos, fortemente atingidos pelas fortes chuvas que caem na região, sobretudo desde a última sexta-feira (19/02).

Os insumos prioritários para as doações são roupas, colchões, artigos de cama e banho, fraudas descartáveis, materiais de limpeza e alimentos não perecíveis. O ponto de coletas está sediado no CRAS de Miradouro.

Informações: 3753-1011 e 9 9828-1658 (Ligação e WhatsApp).