COLUNA MIRADOURO EM MOVIMENTO: MIRADOURO E A SERRA DO BRIGADEIRO

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque Notícias Portal Miradouro Turismo Rural
COLUNA – MIRADOURO EM MOVIMENTO COM PROFESSOR NICÉLIO DO AMARAL BARROS

Sede do Parque Estadual Serra do Brigadeiro

Fotos do Portal Serra do Brigadeiro

 

MIRADOURO E A SERRA DO BRIGADEIRO

 

Por vezes, deixamos de valorizar ou de enxergar a beleza que temos em nós mesmos ou o que está a nossa volta.

Guardadas as devidas proporções, a frase acima serve para ilustrar a relação de Miradouro com o território da Serra do Brigadeiro (chamada originalmente de Serra dos Arrepiados, menção aos nativos Puris), uma das porções de terras mais bonitas e importantes do Brasil.

O território que corresponde à Serra do Brigadeiro e entorno está situado na porção norte da Zona da Mata mineira, sendo formado pelos municípios de Miradouro, Araponga, Divino, Ervália, Muriaé, Fervedouro, Pedra Bonita, Rosário de Limeira e Sericita. Sua área total é de 2.944 km², o que corresponde a 8,4% da superfície da Zona da Mata. (Fonte: CTA-ZM: 2004)

Dois dos Distritos do município de Miradouro – Serrania do Brigadeiro e Santa Cruz do Monte Alverne – fazem parte do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB), criado em 1996. Aliás, uma importantíssima iniciativa.

A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do Rio Doce e a do Paraíba do Sul. (Fonte: IEF-MG)

Somente para termos uma ideia: os Biomas predominantes na Serra são a Mata Atlântica com campos de Altitude. A área do Parque, por exemplo, é uma das mais importantes reservas naturais de Minas Gerais, ocupando o extremo norte da Serra da Mantiqueira, entre os vales do Carangola, Glória e Rio Doce. (Fonte: IEF-MG)

As potencialidades que podem ser desenvolvidas e exploradas por ações conjuntas entre o Município e as populações locais são variadas. Desde aquelas que envolvem o Turismo de base comunitária (talvez a principal), mas também outras, ligadas ao turismo ecológico, turismo e eventos religiosos, produção agropecuária familiar, economia solidária (artesanatos e culinária), eventos musicais, esportivos, iniciativas em inúmeras áreas de pesquisa, ciência e tecnologia, entre outras potencialidades.

Do ponto de vista institucional, Miradouro faz parte – inclusive da Diretoria – da IGR (Instância de Gerência Regional) do Circuito Turístico da Serra do Brigadeiro (ABRIGA), com sede na cidade de Muriaé. Trata-se de um importante ponto de convergência entre representantes de 11 municípios e outras respeitadas instituições públicas como a Emater-MG e o IF-Sudeste. Devemos fortalecer o papel de Miradouro na ABRIGA, através da Secretaria de Cultura e Turismo.

No entanto, conforme dissemos acima, as potencialidades que Miradouro pode desenvolver através do território da Serra do Brigadeiro ainda permanecem inexploradas. A relação e conformação de Projetos de parcerias com o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Universidades (UFV, UFJF, UFOP, Faminas, FASM, IF-Sudeste), Rede Municipal de Ensino, Escolas Estaduais sediadas no município, Serviços e Cursos Técnicos (Senar, Senac, Senai), Sindicatos, moradores e comunidades locais, devem servir como os vetores para esse desenvolvimento.

A Serra do Brigadeiro é linda. Estupenda! Devemos conhecê-la, visitá-la, admirá-la. MAS PRECISAMOS APRENDER A AMAR A SERRA DO BRIGADEIRO. ELA É UMA DÁDIVA DE DEUS PARA MIRADOURO. Ela é fundamental para desenvolvimento sustentável do município.

Fonte: Portal Miradouro | Redação Professor Nicélio do Amaral Barros, Colunista do Portal Miradouro