PREFEITURA DE MIRADOURO OFERECE CURSO SOBRE “LICITAÇÕES” COMO FORMA DE DESENVOLVER O COMÉRCIO LOCAL

Destaque

 

Dr. Carlos Eduardo dos Reis – Advogado especialista em processos licitatórios

Prefeito Cloves Botelho e Rogério Montezano, vice-prefeito de Miradouro

 

 

A Prefeitura de Miradouro realizou na noite dessa segunda-feira  (01/03) uma importante reunião com dezenas de comerciantes locais acerca do tema “LICITAÇÃO”. O evento ocorreu na Casa de Cultura Serra do Brigadeiro e contou com a presença do Prefeito, Cloves Botelho, e do Vice-Prefeito, Rogério Valentim.

O principal objetivo da reunião, que contou com empresários de vários ramos do comércio local, foi o de detalhar o modo de participação nas licitações dos diversos órgãos da Prefeitura Municipal. Em tempos de pandemia e de dificuldades econômicas, conforme afirmou o Prefeito Cloves Botelho, a iniciativa de ter como fornecedores da Prefeitura, as próprias empresas localizadas no município é um grande indutor de desenvolvimento econômico.

Em várias ocasiões, os comerciantes locais deixam de participar dos processos licitatórios (pregões presenciais ou eletrônicos) e das tomadas públicas de preços, por falta de informações pertinentes para se candidatar. As licitações, contudo, não são um “bicho de sete cabeças”, conforme foi demonstrado pelo palestrante, Dr. Carlos Eduardo dos Reis, advogado especialista em processos licitatórios.

Procurou-se durante a palestra, combater a ideia comum de que “somente empresas acostumadas com esse tipo de processo – as licitações – conseguem alcançar sucesso nos pregões e tomadas de preços. Os processos são justos, transparentes e públicos. Basta, inicialmente, que os empresários locais interessados se preparem para eles.

Foi exatamente o que foi abordado pela Prefeitura Municipal. Não existe grande complexidade, desde que a empresa – seja qual for o seu porte – esteja preparada e bem informada a respeito.

A participação de empresas locais nas licitações dos órgãos da Prefeitura pode servir como uma forma de promover o comércio miradourense e aumentar a arrecadação do setor comercial. Além de ser muito mais interessante que a empresa vencedora seja do município por razões já citadas acima, pela óbvia facilidade de comunicação e de diálogo.

A Prefeitura e os empresários fizeram um balanço positivo da reunião, tendo os comerciantes presentes demonstrado bastante ânimo no sentido de se prepararem para as futuras licitações. Foi apenas o primeiro encontro sobre o tema. Outras reuniões semanais acontecerão, com o a capacitação dos empresários sendo oferecida pela Prefeitura de Miradouro.

Sem dúvida, uma bela iniciativa! Parabéns aos organizadores e aos comerciantes presentes! Fortalecer o comércio local é fomentar o progresso do município.

 

Fonte: Portal Miradouro | Redação do Professor e Colunista do Portal Miradouro, Nicélio do Amaral Barros