GERALDA LAVADEIRA, GERALDA MULHER: O 8 DE MARÇO É DELAS!

Destaque Notícias Portal Miradouro

Geralda Rosa da Silva – Lavadeira

Na história, nunca foi fácil ser Mulher. A celebração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março é a significação de séculos e mais séculos de luta. E elas foram à luta!

Pela manhã ela desfaz a trouxa
Dobrando a manga desdobra o lençol
A vida de Geralda não é sopa
Na corda bamba aproveitando o sol

Durante todo esse tempo, e ainda hoje, em muitos países, não tiveram direito à dignidade humana, ao estudo, ao voto, ao trabalho remunerado, férias, direitos sociais, lazer, esportes. Mas não deixaram de amar a família e trabalhar pela vida!

Enxágua o seu pensamento
Na água mais clara que tiver
Porque também tem sentimento
Geralda luta, Geralda é mulher

Não tinham direito a falar, a se expressar. Mesmo sem direitos, não abriram mão da profissão. Não deixaram de fazer, cada uma delas, a sua própria história, levantando a poeira, em cada canto de chão!

Geralda vai lavando a vida
Com esperanças que saem do seu coração
Em cada canto uma saudade
Em cada sonho uma ilusão

Com fé em Deus, pelo mundo afora, cada qual com sua trajetória, conquistaram o mundo. E, corajosas, sem perder a ternura, buscaram incansavelmente a sua cidadania, o seu lugar, os seus sonhos. Olham para si mesmas e dizem: eu sou Mulher, sou ser humano, com Deus e com a minha determinação, eu consigo, eu posso tudo!  

De vez em quando ela com muita calma
Olha pro céu e reza outra vez
Lavando as marcas que tem na alma
E agradecendo aquilo que já fez

Dona Geralda representa, no vídeo e no texto, a expressão da força, do amor, da garra, da persistência, da esperança que cada Mulher traz consigo.

O Portal Miradouro parabeniza todas as mulheres do mundo, especialmente as miradourenses, nossas tataravós, bisavós, avós, mães, esposas, filhas, amigas, colegas, enfim, TODAS!

DONA GERALDA, A SENHORA NOS REPRESENTA! PARABÉNS PELA SUA GARRA! POR SUA INSPIRAÇÃO! SAÚDE! FELICIDADES! VIDA LONGA!

 

Vídeo: Carlos Henrique Bastos de Souza (Kazé)

Texto: Nicélio do Amaral Barros

Participação (agradecimento especial): Geralda Rosa da Silva

O título e os poemas no texto são de livre adaptação da letra de “Maria Lavadeira, Maria Mulher”, de Amauri e Fernando Mendes.