CIEA MG ZONA DA MATA PROMOVE REUNIÃO INTEGRADA COM TRÊS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO CARANGOLA: ORIZÂNIA, DIVINO E CARANGOLA.

Destaque
Aconteceu nesta segunda-feira (12-04), através da ferramenta Google Meet, foi realizada uma reunião integrada, visando suscitar propostas que minimizem as consequências das intensas chuvas de início de ano, que vem assolando os municípios que são banhados pelo Rio Carangola, principalmente Carangola, Divino e Orizânia.
Com iniciativa do Polo de Carangola da CIEA ZM MG, triênio 2020/2022, o objetivo do encontro online foi fomentar projetos que amenizem as cheias do Rio Carangola, usando técnicas acessíveis, que poderão ser implantadas em qualquer propriedade rural, com custo relativamente baixo, tanto para a administração pública, quanto para o produtor, permitindo a conservação do solo, a recarga hídrica, a revitalização das nascentes e a prevenção de enchentes.
Mediada pelo presidente da CIEA MG ZM, Professor Rodrigo Carvalho Magalhães, a reunião contou com a participação dos membros da coordenação, a Superintendente Regional de Ensino de Carangola, Srª Betty Giovannoni, a representante do Sindicado Rural de Carangola, Srª Rogéria Lima, a Srª Debora Valentin da ONG Minas Vida e a representante da Sala Verde da SRE Carangola, Srª Vanilsa Santana. A parte técnica ficou por conta do representante do Instituto Estadual de Floresta, o Analista Ambiental Renato Gomes, que fez a apresentação dos projetos Barraginhas e Caixas Secas, como proposta aos municípios e se colocou à disposição para maiores esclarecimentos.
Como gesto concreto, ficou definido que cada município, apoiado pela CIEA MG ZM, irá discutir o tema com as secretarias das áreas envolvidas: Meio Ambiente, Agricultura, Obras e Educação e definir estratégias e ações para a execução dos projetos e formado um grupo com representante de cada município e a coordenação da CIEA MG ZM para monitorar e dar prosseguimento ao projeto de implantação das técnicas.
Ao final, foi apresentado também, o projeto Memorial Vivo, relacionado às vítimas COVID-19, que visa o plantio de mudas nativas em área específica no território de cada município que aderir o projeto.
Fonte: Ciea MG Zona da Mata