VAMOS REFLETIR: O SER HUMANO, O TRABALHO E A HISTÓRIA

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque

 

Os últimos 100 anos da história do trabalho na humanidade foram simplesmente sensacionais. Em um curto espaço de tempo da história humana na Terra, demos um salto gigantesco em direção ao futuro. A isso chamamos evolução tecnológica. E tecnologia é TRABALHO, pois trabalho é transformação.

Precisamos ter claro que toda a forma de intervenção do ser humano é importantíssima e traz consequências, positivas ou negativas, para o presente e para o futuro. Porém, é a História do Trabalho humano, seja aonde for no planeta, que nos dá uma idéia de nossas ações e transformações sobre o mundo. Somos todos responsáveis por estas transformações.

Atualmente, passamos uma fase de grandes transformações científicas, na qual a humanidade passa por grandes acontecimentos e dúvidas quanto ao seu destino e futuro.

Em um espaço de tempo nem tão longo assim, levando em conta que o Planeta veio muito antes da vida humana, fomos de “homem das cavernas” às dúvidas e incertezas apontadas pelas experiências científicas da física nuclear e da engenharia biológica. Já se fala mesmo na substituição da inteligência humana por dispositivos como os robôs. Alguns afirmam que o cérebro humano será ultrapassado por softwares ultracapacitados. Que o mundo virtual e suas perfeições irá substituir as limitações humanas. Algo inimaginável. Só Deus na causa. Vamos ver no que vai dar!

 

 

Independente disso tudo, o ser humano não tem como se livrar da sua história, do seu passado. Toda a evolução em forma de trabalho, visa a melhorar as condições de vida de um passado difícil e trabalhoso. Queremos sempre evitar as tragédias do passado. Mas, por vezes não conseguimos.

Para compreendermos a ação do ser humano na nossa sociedade precisamos compreender, antes de mais nada, a nossa história. Para entendermos o presente, somente conhecendo as nossas ações no passado. É isso que irá apontar as nossas decisões de hoje, que se refletirão amanhã. SER HUMANO, TRABALHO E HISTÓRIA CAMINHAM ABSOLUTAMENTE JUNTOS. SAIBAMOS NÓS OU NÃO.

O “Homo Sapiens” (ser humano) de ontem é o mesmo de hoje. É racional, curioso e transformador. É o nosso jeito. Somos assim. Na verdade, o que vem mudando é a nossa relação com a natureza e com as descobertas científico-tecnológicas, através do trabalho humano.

É ATRAVÉS DO TRABALHO QUE ESTAMOS MAIS CONHECEDORES DO MUNDO. MAS, SERÁ QUE ESTAMOS MELHORES?

Fonte: Portal Miradouro | Redação: Professor Nicélio do Amaral Barros – Colunista do Portal Miradouro