CRUZ ENFEITADA DO POVOADO (DISTRITO) DE SANTA CRUZ DO MONTE ALVERNE E DEMAIS CRUZES DE MIRADOURO ESTÃO TODAS ENFEITADAS NO DIA 3 DE MAIO: UMA FORMA DE EXPRESSÃO DA RELIGIOSIDADE POPULAR

Destaque Notícias Portal Miradouro Turismo Rural

 

 

 

Todas as 13 cruzes entre a cidade de Miradouro e o Distrito de Santa Cruz do Monte Alverne estão enfeitadas, neste 3 de maio, dia de Santa Cruz. A tradição de gerações está mantida. Uma expressão de fé da religiosidade cristã das Comunidades de Miradouro.

Patrimônio imaterial inventariado do Município de Miradouro, a arte do enfeite da Cruz do Povoado (Distrito) de Santa Cruz do Monte Alverne terminou quando já era noite. Os trabalhos de enfeite das cruzes tiveram início logo pela manhã deste domingo, dia 2 de maio, pela cruz localizada próxima à Copasa, onde as irmãs, LÚCIA e NILZA, prepararam lindos ornamentos para o enfeite. Pelo caminho, manifestações de apoio e demonstrações de fé, por parte de moradores, como o SR. GÍLSON (Cassianos) e de pessoas que passavam. E

Em Santa Cruz do Monte Alverne, a Comunidade estava mobilizada para o enfeite das Cruzes do Distrito. O sr. ONOFRE e as senhoras TEREZA, PENHA, MARIA, RENILDA, ROSA, ANA E ONIVALDA, ornamentaram as Cruzes com profissão de fé, mantendo o símbolo da tradição cristã. Cânticos, orações e palmas eram propagadas a cada término de um enfeite.

Os enfeites das 13 Cruzes foram realizados por moradores das Comunidades, em parceria com a Prefeitura de Miradouro, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Miradouro agradeceu em suas redes sociais, a participação de todas as pessoas citadas acima. Também a todos que apoiaram os trabalhos de enfeites e às presenças e trabalhos da Primeira e da Segunda Dama de Miradouro, respectivamente, sra. Flávia Paiva Botelho e sra. Maria Luíza Andrade Valentim (Catita).

 

 

CONTINUE LENDO CLICANDO EM “LEIA MAIS

 

No município de Miradouro, um dos bens constante de seu Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural, é a “Cruz Enfeitada do Povoado (Distrito) de Santa Cruz do Monte Alverne”. Trata-se de patrimônio imaterial, uma forma de expressão da cultura popular.

Na motivação para o Inventário dessa prática tradicional está escrito: “Expressão da religiosidade popular, a tradição da cruz enfeitada trata-se de um devocional ancestral com profundo valor afetivo e sagrado para várias famílias do povoado de Santa Cruz de Monte Alverne e que, por isso mesmo, tem se perpetuado” (MIRADOURO-MG – ICMS CULTURAL 2020, p. 73)

O dia de Santa Cruz é celebrado no dia 3 de maio, data provável em que a cruz de Cristo foi encontrada. A tradição de enfeitar a cruz, remonta ao século IV, com o Imperador romano Constantino I, e espalhou-se por vários países. No Brasil, a tradição e o costume de enfeitar a cruz chegou com os padres jesuítas. Minas Gerais é o hoje o estado em que essa expressão mais é valorizada.

Fonte: Portal Miradouro | Redação: Professor Nicélio do Amaral Barros – Colunista do Portal Miradouro