13 DE JUNHO, DIA DE SANTO ANTÔNIO, O MESTRE HUMILDE E CONSELHEIRO

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque

Santo Antônio de Lisboa, nascido nesta cidade no ano de 1195 com o nome de Fernando, é também conhecido como Santo Antônio de Pádua, porque faleceu nesta cidade em 13 de junho de 1231, é um dos mais populares santos da Igreja Católica, sobretudo em Portugal, na Itália e no Brasil. Celebrado Doutor da Igreja, foi o primeiro professor da Ordem franciscana, por desejo declarado pelo próprio santo fundador, São Francisco de Assis.

A fogueira de Santo Antônio

Viva Santo Antônio. Neste ano, o que pedimos é clemência por nossa terra. Sabedoria e resiliência, para vencermos a pandemia do novo coronavírus. Aglomerações devem ser evitadas. Peçamos a Santo Antônio, com humildade, que possamos ter saúde. A fogueira, em 2021, deverá ser a fogueira da fé, em nossas mentes e orações. Peçamos a Santo Antônio que, em 2022, estejamos reunidos em torno à sua fogueira, com harmonia, paz e tranquilidade.

A fogueira é uma tradição indiscutível nos festejos juninos. Mas você sabia que cada um dos três santos que são celebrados nessa época do ano tem um formato de fogueira diferente? É isso mesmo. Nenhuma fogueira deveria ser igual. A que homenageia Santo Antônio, no dia 13 de junho, tem seu formato quadrado, similar ao de um ”chiqueirinho”, como é conhecida.

O Santo Casamenteiro

Santo Antônio é conhecido como o santo que intercede pelas pessoas que querem conseguir um namorado (a) ou um esposo (a), pois ajudava muitas famílias através de conselhos. Padre Fábio Silva, vigário da Paróquia de Santo Antônio, em Agrestina – PE, explicou o motivo de Santo Antônio, além de outros títulos, ser conhecido como o Santo Casamenteiro.

“Essa fama começou porque uma jovem que não possuía dote para o casamento foi até Santo Antônio, e ali, recebeu dele um bilhete que pedia para entregar a um determinado comerciante. No bilhete estava escrito que o comerciante deveria dar para aquela moça a quantidade de moedas que pesasse o papel. Ele aceitou e precisou usar 400 moedas de prata para equilibrar o papel com outra parte da balança. Neste momento, o comerciante lembrou que tinha prometido para Santo Antônio, em um momento da vida, 400 moedas de prata. E de lá para cá, todas as moças que têm o desejo de casar fazem a Santo Antônio o pedido e a promessa”, explicou o padre Fábio Silva.