EXPOSIÇÃO RETRATOS NA PRAÇA – 1ª MOSTRA: PREFEITOS DE MIRADOURO: A HISTÓRIA EM RETRATOS

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque TURISMO / CULTURA Turismo Rural

 

EXPOSIÇÃO RETRATOS NA PRAÇA – 1ª MOSTRA: PREFEITOS DE MIRADOURO: A HISTÓRIA EM RETRATOS
LOCAL: PRAÇA SANTA RITA, s/n – CENTRO – MIRADOURO – MINAS GERAIS
DATA: SÁBADO – 19/06/2021
HORÁRIO: a partir das 08:00 horas

REALIZAÇÃO:

 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE MIRADOURO – MINAS GERAIS
 COORDENAÇÃO DE MUSEU E ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL
 CONSELHO MUNICIPAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL (COMPAC) DE MIRADOURO – MINAS GERAIS

A Exposição “Retratos na Praça”, subdivida em mostras mensais. A 1ª Mostra, abordará o tema “Prefeitos de Miradouro: a História em retratos”, expondo as imagens, data de posse e de encerramento dos mandatos dos 18 ex-Prefeitos de Miradouro, mais a do atual gestor municipal. Essas fotos dizem respeito a períodos da vida comunitária representados por figuras que exerceram e exercem o cargo maior da gestão pública municipal.

Trata-se de uma Mostra inédita na história do Município. Pela primeira vez, foi realizada uma pesquisa de cunho histórico-científico, que possibilitou a abordagem dos tempos corretos dos mandatos dos ex-Prefeitos de Miradouro, desde 01/01/1939.

Os propósitos da EXPOSIÇÃO RETRATOS NA PRAÇA – 1ª MOSTRA: PREFEITOS DE MIRADOURO: A HISTÓRIA EM RETRATOS, é do proporcionar ao seu público-alvo, o conhecimento histórico e preservação da memória política do Município, em seus oitenta e dois anos de emancipação política. A história política de Miradouro – MG, confunde-se com a história da Praça Santa Rita, contemporânea da emancipação municipal. A Praça Santa Rita tornou-se o símbolo político e social de Miradouro. Os grandes comícios eleitorais da história miradourense sempre foram na Praça Santa Rita, assim como as comemorações políticas.

Através da pesquisa histórica, nas Atas de Reuniões e nas Atas de Posse de Prefeitos e Vice-Prefeitos, existentes no acervo da Câmara Municipal de Miradouro, foi possível o levantamento dos nomes e períodos de mandato, de Ex-Prefeitos eleitos, daqueles indicados pelo Governo de Minas gerais e daqueles interinos, por conta de licenças ou afastamento do titular do Executivo Municipal miradourense.

A Mostra, no âmbito da Exposição, será na Praça Santa Rita, exibida em estrutura de pergolado, ficando as imagens expostas à disposição dos público-alvo e geral. A Curadoria e Instrução Pedagógica estão a cargo da Equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Miradouro, formada por Sandro Carlos Araujo Rios (Coordenador), Paulo Daniel Matos (Coordenador), Nicélio do Amaral Barros (Coordenador de Museu e Arquivo Histórico), Ana Lúcia Alves de Paiva (Setor de Biblioteca) e Rosilaine de Castro Silva (Assessoria).