PRAÇA SANTA RITA, EM MIRADOURO, RECEBE EXPOSIÇÃO “RETRATOS NA PRAÇA”, EM AÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO MUNICÍPIO

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque EDUCAÇÃO Portal Miradouro TURISMO / CULTURA

 

RETRATOS NA PRAÇA – PREFEITOS DE MIRADOURO A HISTÓRIA EM RETRATOS

DOMINGOS AO LADO DO ETERNO “MAX” – NOSSO SAUDOSO GAROTÃO

PREFEITO CLOVES BOTELHO AO LADO DA EQUIPE DA SEC, CULTURA E TURISMO E ODILON DA COFERMAC IRMÃO DO SAUDOSO MAX

O VEREADOR JORGE MIOLO COMPARECEU NO EVENTO “RETRATOS NA PRAÇA”

VEREADOR ZÉ RUSSO ESTEVE PRESENTE NO EVENTO NA PRAÇA

VEREADOR VALTINHO DA PADARIA ACOMPANHOU DE PERTO A EXPOSIÇÃO “RETRATOS NA PRAÇA”

 

 

O Portal Miradouro e o Portal TV acompanharam, durante a manhã deste sábado, 19/06/2021, na Praça Santa Rita, a Mostra “Prefeitos de Miradouro: a história em retratos”, primeiro Evento da Exposição “Retratos na Praça”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. “A Exposição faz parte das ações para a Educação e Difusão Patrimonial do ano de 2021, no âmbito das atividades que promovem o Patrimônio Histórico Municipal e fomentam uma maior pontuação para Miradouro, no quesito ICMS Cultural”, afirmou Daniel Matos, um dos Coordenadores da Secretaria de Cultura e Turismo de Miradouro.

Nicélio Barros, Coordenador do Museu e Arquivo Histórico Municipal explicou que “A coleção exposta na Praça Santa Rita mostra as imagens e tempo de mandato dos 19 chefes do Executivo Municipal, desde 01/01/1939, quando tomou posse o coronel Theodoro Pereira do Vale, por indicação do então governado do Estado, Benedicto Valladares, até o atual Prefeito, Cloves Botelho, que assumiu o cargo em 01/01/2021. ” Miradouro foi emancipado politicamente, em 17/12/1938, com a publicação do Decreto Estadual n° 148, com a denominação de” Glória”. Em 31 de dezembro de 1943, adotou o nome de Miradouro.

Sandro Rios, Coordenador da Secretaria de Cultura e Turismo, relatou que “Desde cedo a Ação em forma de Exposição foi frequentada por Vereadores do Município, servidores municipais, familiares de ex-Prefeitos Municipais, pelo Prefeito atual, Cloves da Silva Botelho, Secretários Municipais, jovens, adultos e idosos. Todos ouviram atentamente as explanações da equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, tiraram dúvidas, dialogaram entre si e, os mais idosos, contribuíram com informações e esclarecimentos, a respeito das atividades políticas e culturais na histórica Praça Santa Rita. ” Os inesquecíveis comícios eleitorais, a partir da década de 1940, ocorridos na Praça, foi o tema preferido. Para a Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo de Miradouro, a Ação para a Educação Patrimonial, em forma de Exposição, alcançou os seus objetivos, proporcionando diálogo, transmissão de conhecimento acerca do Patrimônio Protegido por Tombamento, a Praça Santa Rita, e a história e memória política do Município de Miradouro.

Fonte: Portal Miradouro | Redação Nicélio do Amaral Barros – Colunista do Portal Miradouro