VEREADORES DE MIRADOURO APROVAM MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A MINERAÇÃO NO MUNICÍPIO.

Destaque Política

VALTER LANES (PSB) – JORGE MIOLO (DEM) – DARCI TIMOTEO (PTB) – DR, STÊNIO (ASSESSOR JURÍDICO)

JOÃO TOTE (PV) – RAFAEL FERREIRA (PDT) – ZÉ RUSSO (PSB)

FERNANDO VALENTIM (PT) – SANDRO MANDUCA (PV)

 

 

A Câmara Municipal de Miradouro, dando continuidade ao debate sobre a possibilidade de se instalar no território municipal, atividades ligadas à mineração, aprovou em sua última sessão, terça-feira, 6 de julho, uma Moção de repúdio a este intento. O texto da Moção foi assinado e aprovado por unanimidade entre os vereadores.

O Portal Miradouro reproduz aqui, na íntegra, o texto da Moção de repúdio aprovada, onde os vereadores assinalam, em sua parte final, que: “(…) a Câmara Municipal de Miradouro tem o dever de legislar pensando no bem da coletividade e sempre buscando o melhor para as atuais e futuras gerações do município. Com este entendimento, diante das restrições legais municipais e do posicionamento da maioria da população, a Câmara Municipal de Miradouro vem através deste repudiar a instalação de qualquer projeto de mineração de bauxita no território do município, inclusive aprovando por unanimidade a presente Moção de repúdio, e em assim sendo, notifica, após a publicação deste documento, todos os órgãos responsáveis pelos processos administrativos que podem conceder liberação para as atividades minerárias na cidade.

Aprovado o texto da Moção de repúdio pelos Vereadores, um ofício assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Aílton Fernando de Aredes, foi encaminhado ao gabinete do Prefeito Municipal, Cloves da Silva Botelho, o informando da aprovação da Moção e solicitando informações por parte do Executivo Municipal, se há alguma anuência declaração de conformidade para a mineração por parte da administração municipal.

Caso haja qualquer manifestação a respeito do assunto, seja ela de entes públicos ou por parte da sociedade civil, o Portal Miradouro dará a devida cobertura, uma vez que se trata de pauta de fundamental importância para a população miradourense.

Entende, ainda, o Portal Miradouro que precisamos criar e fortalecer iniciativas econômicas viáveis – como o turismo rural, apoio à produção agrícola familiar, ao artesanato e à culinária local, como algumas formas de exemplo – no sentido de fomentar alternativas à mineração. Acreditamos que o debate sobre o processo minerário, passa, sobretudo, pelo desenvolvimento econômico local. 

Fonte: Portal Miradouro | O seu portal de notícias