Profissionais da Secretaria de Saúde de Miradouro realizam Sala de Espera direcionada e palestra em destaque ao Dia de Combate ao Tabagismo

Destaque SAÚDE

 

 

Todos os anos, em 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. A data foi criada com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Para destacar a data e conscientizar a todos sobre os riscos causados pelo hábito de fumar, a Prefeitura de Miradouro através da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira, 31 de agosto, por volta das 14h30, no Centro de Fisioterapia uma Sala de Espera direcionada. A iniciativa contou com panfletagem orientando aos presentes sobre os malefícios causados pelo cigarro, como funciona a ação da nicotina no organismo, entre outros detalhes, conforme relatou Gilvânia Duarte, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde.

Também foi ministrada uma palestra nesta quarta-feira, 1º de setembro, na Casa de Cultura Serra do Brigadeiro, com o tema Ansiedade e Tabagismo, dirigida por Mateus Souza, psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde. 

 

 

Segundo Ilsa Paiva, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, desde 2015 é mantido no município, por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Tabagismo, que oferece um suporte especializado para quem tem interesse em parar de fumar. Assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais atendem aos interessados através da formação de grupos de 15 pessoas. Durante um período de seis meses essas pessoas se encontram 11 vezes por ano. Nesses encontros recebem orientação e motivação para alcançarem o objetivo almejado.

Atualmente o “Tabagismo” é coordenado por Ilsa Paiva, assistente social da Secretaria Municipal de Saúde e Gilvânia Duarte, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde. Quem tiver interesse em participar ou obter mais informações pode procurar o Agente de Saúde de sua área, ou uma das profissionais responsáveis pelo Programa.

Fonte: Ascom da Prefeitura de Miradouro