AS RAÍZES HISTÓRICAS DA FAMÍLIA ALVES PEREIRA (MARIANO): A SAGA DE “NECA MARIANO”.

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque

 

 

MANOEL MARIANO ALVES PEREIRA, o “Neca Mariano” (26/07/1866 – …/07/1936) era o filho caçula de Belisário Alves Pereira e Mariana Luisa Paiva (ou Dias Paes), fundadores de Belisário. O casal teve 7 filhos. Os seis primeiros nascidos em Ubá-MG: Ana Luiza, Germano, José Belisário, Rita, Maximiano e Maria Theodora. Neca Mariano veio a nascer no assentamento de Santo Antônio do Onça, o primeiro dos dois assentamentos que irão dar origem ao hoje distrito de Belisário. Por ter quase 2 m de altura, era conhecido como o “Jequitibá”.

Em 1888, casou-se som a sobrinha Maria Angélica Alves Pereira (filha de seu irmão Maximiano – que havia falecido em 1877 – e de Heduviges Augusta Dias de Andrade). Neca e Mª Angélica tiveram 10 filhos: Heduviges, Mariana Augusta, João da Mata, Agostinha Angélica, José, Maria do Carmo, Francisca “Chichica”, Manoel “Nezinho”, Waldevina “Vina” e João Alves. Em 31/01/1911, Mª Angélica veio a falecer. 5 anos depois, em 1916, Neca Mariano se casa pela 2ª vez, com Tolentina Clara de Jesus. Em 1917 o casal se muda para Santa Rita do Glória (Miradouro), onde residiam 2 irmãos de Neca Mariano e sua sobrinha Maria Augusta, casada com Antônio Gomes de Paiva. Neca Mariano já era proprietário da Fazenda Bananal, entre Santa Rita (Miradouro) e São Francisco do Glória. Neca Mariano e Tolentina tiveram 7 filhos: Liduvina (faleceu antes de completar 1 ano), Pedro Alves Pereira, as gêmeas Adelina Alves Schettini e Celina (esta faleceu ao nascer), Amélia Alves Dias, Vicente Alves Pereira e Belizário Alves Pereira Neto.

NA FOTO ABAIXO, À DIREITA (POR VOLTA DE 1928) VEMOS O CASAL NECA MARIANO E TOLENTINA COM OS PEDRO (AO LADO DO PAI), ADELINA (AO LADO DA MÃE), AMÉLIA (AO CENTRO) E VICENTE (NO COLO DA MÃE). O CAÇULA BELIZÁRIO “ZARINHO” NASCE EM 1929.

 

 

Este texto, ainda que muito importante, é apenas um brevíssimo resumo da história de Neca Mariano e da família Alves Pereira, os “Marianos”. Todas as informações sobre a sua história estão no excepcional livro da neta de Neca Mariano e de Mª Angélica, a diplomata e historiadora NINA CAMPOS: História de Belisário: da fundação à saída dos Alves Pereira. Tomo I. Muriaé: Artesanal, 2018, 250 p.

Agradecimentos especiais: Sonia Maria Cibele Paiva e Dona Dudé.

Fonte: Nicélio do Amaral Barros – Historiador, Doutorando em História Econômica – USP e Coordenador de Museu e Arquivo Municipal de Miradouro