15 DE SETEMBRO: COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DAS DORES CELEBRA O DIA DE SUA PADROEIRA

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque Notícias Portal Miradouro RELIGIÃO

15 DE SETEMBRO: COMUNIDADE DE NOSSA SENHORA DAS DORES CELEBRA O DIA DE SUA PADROEIRA

Nicélio do Amaral Barros

Publicidade do Portal Miradouro – Coloque sua marca em nossas publicações

 

 

Continue lendo clicando em

 

As festividades em comemoração ao dia da Nossa Senhora das Dores, na Comunidade de Serra das Dores, distrito de Serrania, em Miradouro contou com a participação de mais de 200 fiéis e devotos, de várias comunidades, seja do município de Miradouro, seja de outros municípios vizinhos, como Ervália, em sua maioria do Careço, e de Muriaé.

Como a Devoção a Nossa Senhora das Dores na Capela que leva o seu nome e sua Estátua são Bens Patrimoniais Culturais Inventariados do Município de Miradouro, houve a participação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que, através da realização das Ações da Educação para o Patrimônio, salvaguardaram as expressões de fé, celebração e bem integrado ao jeito de ser, de viver e de manifestar da Comunidade. 

Logo cedo foi servido um café da manhã e, em seguida, teve início a procissão que levou os fiéis até a Capela de Nossa Senhora das Dores. Após a chegada da procissão ao pátio da Capela, um momento de muita emoção para todos: os devotos Antônio Coelho Guimarães, Adenílson Monteiro da Silva e José Antero Teodoro, caminharam de joelhos até ao altar onde estava a imagem da Mãe de Jesus Cristo, agradecendo por bênçãos recebidas (vídeos e entrevistas aqui).

A Santa Missa foi celebrada pelos padres da Paróquia de Santa Rita de Cássia, Silas Geraldo e Adílson Nery, com o auxílio de seus ministros e músicos. Em sua homilia, disse o Padre Silas, em consonância com o Papa Francisco: “Hoje devemos parar um pouco e pensar na dor e nos sofrimentos de Nossa Senhora. Ela é a nossa Mãe. E como os carregou e suportou bem, com força, com choro. Mas, não era um choro falso, era precisamente o seu coração destruído pela dor. Nos fará bem parar um pouco e dizer a Nossa Senhora: “Obrigado por ter aceito ser Mãe quando o Anjo te deu o anúncio, e obrigado por ter aceito ser Mãe quando Jesus o disse”.

 

 

Ao final da celebração, houve a Coroação de Nossa Senhora e momentos de agradecimentos e orações pessoais e em família junto à sua imagem. Momentos de grandes expressões de fé. Em nome dos fiéis da Comunidade de Nossa Senhora das Dores, a liderança comunitária Leila, agradeceu a presença de todos, dando vivas e agradecendo à Padroeira da Comunidade. Logo em seguida, houve as confraternizações coletivas, sendo servido o almoço e realizado o bingo com as dezenas de doações obtidas pela Comunidade. 

A Prefeitura de Miradouro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, além de parceira na organização das festividades, realizou também duas atividades da EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL 2021: a primeira envolvendo informações a servidores públicos municipais sobre a “história da Estátua de Roca de Nossa Senhora das Dores: caminhos e descaminhos” (Patrimônio Cultural – Bem Móvel e Integrado). A segunda ação tratou da documentando em imagens a “Devoção a Nossa Senhora das Dores” (Patrimônio Cultural Imaterial – Celebrações) na Capela da Comunidade.

Estiveram presentes o Vice-Prefeito de Miradouro, Rogério Montezano, o vereador José Salvador dos Anjos (Zé Russo), a Secretária de Saúde de Miradouro, Jane Agostini, a Secretária Municipal de Educação de Miradouro, Rosane Valentin, a coordenadora da Comissão Pastoral da Terra – MG, Gilsilene Mendes, além de diversas lideranças comunitárias de toda a região.

 

Esta matéria tem o apoio da seguinte empresa

 

Fonte: Portal Miradouro | Texto Nicélio do Amaral Barros – Colunista do Miradouro em Movimento