Programa de apoio em saúde no enfrentamento à pandemia é finalizado em Muriaé

COVID-19 Destaque SAÚDE

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contribuiu para a execução do Programa de Apoio à Gestão Pública em Saúde (AGP Saúde) em Muriaé. Nessa iniciativa, o município recebeu, gratuitamente, apoio para o gerenciamento e enfrentamento à pandemia da covid-19 e aprimoramento da oferta de assistência integral à saúde.

Durante seis meses de mentoria, foram priorizadas 8 competências como foco de desenvolvimento da cidade: planejamento e logística da imunização, estratégia da comunicação, mapeamento e expansão da cobertura, desempenho de indicadores e cadastros e domínio e adequação ao fluxo de informações do Previne Brasil, iniciativa de repasse de recursos do Ministério da Saúde.

A partir das competências, foram implantadas 13 iniciativas: painel epidemiológico, orientações para vacinação da covid-19, ferramenta de estimativa da população, plano de comunicação, peças de divulgação, calendário editorial, painéis da atenção primária, painel de serviços, plano de adequação, guia de introdução ao Previne Brasil, guia e checklist do PEC, painéis de indicadores e gestão de gestantes, crônicos, citopatológico e mamografia.

De acordo com o gerente das unidades da CBA na Zona da Mata, Christian Fonseca de Andrade, o apoio ao município foi fundamental para articulação das prioridades, metas e objetivos na área da saúde. “Desse modo, a administração municipal é capaz de avaliar as estratégias de forma mais eficiente, a fim de aprimorar os processos, práticas e níveis de gestão de forma integrada”, destaca.

O programa realizará, ainda, um workshop em Muriaé sobre os principais desafios do município em relação aos indicadores de desempenho das Unidades de Saúde, debatendo sobre alternativas para superação das dificuldades encontradas, com foco no engajamento dos profissionais de saúde e na organização dos processos de atendimento e acolhimento dos pacientes.

 AGP Saúde em Muriaé

O primeiro passo do programa foi a aplicação de um diagnóstico rápido da atuação do município na área da saúde, com ênfase para atenção primária e vigilância epidemiológica. A partir disso, o município definiu o que é mais urgente e prioritário, assim como metas e objetivos.

Uma equipe multidisciplinar foi montada para participar da mentoria online. Esse time foi responsável por implementar os planos de ação definidos e por acompanhar a evolução prática das iniciativas, com as orientações dos consultores do programa. Ao final do período de mentoria, o diagnóstico inicial foi reaplicado para identificar se o município conseguiu cumprir suas metas e se avançou nas competências de gestão priorizadas.

Para Bianca Morcerf Nunes, enfermeira e coordenadora de programas na Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé, o AGP Saúde trouxe benefícios nos mais diversos aspectos. “As ações envolveram setores da vigilância em saúde, comunicação e, principalmente, no apoio e fortalecimento da atenção básica. A mentoria trouxe novas ferramentas e auxiliou na correção e aprimoramento de outras já implantadas, além de ampliar o campo de visão das nossas fraquezas, colaborando na busca e implementação das soluções necessárias”, afirma.

AGP Saúde

A metodologia do AGP Saúde é voltada para municípios com até 350 mil habitantes. O programa objetiva fortalecer práticas e competências de gestão dos municípios por meio da oferta de mentorias online com especialistas em saúde. Ao participar do AGP Saúde, as administrações municipais e suas equipes técnicas de saúde podem avaliar suas estratégias, aprimorar processos, práticas e utilizar ferramentas inovadoras que podem fortalecer o sistema de gestão nos municípios.

O AGP Saúde é uma das diversas iniciativas adotadas pela Votorantim, desde março de 2020, para apoiar a sociedade no enfrentamento à pandemia. Os acionistas, a holding investidora Votorantim S.A. e as empresas de seu portfólio, dentre elas a CBA, por meio do Instituto Votorantim, direcionaram juntos R$ 150 milhões para combater a covid-19.

 Por meio do Instituto e em parceria com as empresas da Votorantim e outras instituições privadas, atualmente o AGP Saúde 2021 atende 34 municípios, localizados em dez estados.

“Fizemos uma análise de impacto das nossas iniciativas de 2020 que revelou maior eficácia, em termos de vidas poupadas e casos evitados, quando existe a melhoria da gestão pública do sistema de saúde. Isso vem pautando nossas ações em 2021”, afirma Cloves Carvalho, diretor-presidente do Instituto Votorantim. Esse estudo de impacto, realizado por um parceiro externo, a Metas Sociais, mostrou que, nos 151 municípios em que ocorreu a mentoria de apoio à gestão pública em 2020, quase 1 mil vidas foram poupadas, houve a redução de mais de 33 mil casos de Covid e um custo evitado de R$ 120 milhões em gastos com UTI.

A lista completa das cidades participantes e mais informações sobre o programa estão no site http://www.institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/.

Dentro dos eixos de enfrentamento à covid-19 e de assistência integral à saúde, o AGP Saúde tem seis temáticas prioritárias:

  • Fluxo de dados Epidemiológicos: monitoramento da covid-19 e comunicação dos dados municipais para medidas preventivas efetivas;
  • Rastreamento de Contatos: estratégias para testagem e acompanhamento do contágio, para evitar a transmissão comunitária;
  • Vacinação: apoio ao plano municipal de vacinação, monitoramento de insumos e cobertura de vacinação e vacinados;
  • Comunicação de Risco: estratégias para que a população tenha acesso contínuo a informações corretas e atualizadas;
  • Cobertura da Atenção Primária: mapeamento da cobertura e estratégia para expansão da Atenção Básica no território, com identificação de áreas de vazios sanitários e vulnerabilidades;
  • Previne Brasil(iniciativa de repasse de recursos do Ministério da Saúde): apoio para o monitoramento e o reporte de indicadores que garantam o repasse de recursos.

 Sobre a CBA

Desde 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) produz alumínio de alta qualidade de forma integrada e sustentável. Com capacidade instalada para produzir 100% de energia vinda de hidroelétricas próprias, a CBA minera a bauxita, transforma em alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e produtos transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Em estreita parceria com seus clientes, a CBA desenvolve soluções e serviços para os mercados de embalagens e de transportes, conferindo mais leveza, durabilidade e uma vida melhor. A CBA está bem perto de você. Acesse: www.cba.com.br.

Sobre o Instituto Votorantim

Centro de inteligência aplicada que desenvolve soluções socioambientais que geram valor para a sociedade. Criado em 2002, desenvolveu-se como o núcleo de inteligência social das empresas investidas da Votorantim S.A. e promove benefícios sociais nas localidades de atuação da companhia. Está à frente de ações em mais de cem municípios de todo o Brasil e ainda na Colômbia, na Argentina e no Peru.