POLÍCIA CIVIL DE MINAS GERAIS INAUGURA NOVA SEDE DA DEAM EM MURIAÉ

Destaque Notícias Portal Miradouro

No mês em que foi instituído o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) inaugurou a nova sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Muriaé, na Zona da Mata mineira. A unidade policial agora está localizada na Casa da Mulher, situada na Praça João Pinheiro, s/n, na área central da cidade. A solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (16/11), foi transmitida ao vivo pelo Instagram da PCMG.

Na ocasião, também ocorreram as inaugurações das instalações da Casa da Mulher- por meio de iniciativa da Prefeitura de Muriaé- e de uma brinquedoteca no local – espaço planejado com apoio da Fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (FCDL).

 

Descerramento da Placa da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Muriaé

Prefeito Municipal de Muriaé, José Braz

Dr. Joaquim Antônio Neto e Silva, chefe da Polícia Civil de Minas Gerais

Delegado Alessandro Amaro da Matta; titular da 4ª Delegacia Regional em Muriaé

Chefe do 4º Departamento da Polícia Civil de Juiz de Fora, Gustavo Adélio Lara Ferreira

Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eveline Castro do Amaral

Deputado Estaduais Bráulio Braz

Deputado Estaduais Wilson Batista

Deputada Estaduais Delegada Sheila Oliveira

Vice-Prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino

Clodoaldo Heitor, Gerente de Negócios do Sicoob Credisudeste

 

Cerimônia

Durante a cerimônia, compuseram a mesa de honra o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; o chefe do 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira; o titular da 4ª Delegacia Regional em Muriaé, delegado Alessandro Amaro da Matta; a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Muriaé, delegada Natalia Santos Magalhães; o prefeito municipal de Muriaé, José Braz, e o vice-prefeito de Muriaé, Dr. Marcos Guarino. Além disso, também estiveram presentes no dispositivo de autoridades os deputados estaduais Bráulio Braz, delegada Sheila Oliveira e Dr. Wilson Batista; a promotora de Justiça Jackeliny Rangel; o comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Márcio Roberto Sousa; a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eveline Castro do Amaral; o secretário de Governo de Muriaé, Paulo Sérgio Amaral; o presidente da Câmara Municipal de Muriaé, vereador Antônio Afonso; o presidente da Fundação Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte, Vilson Mayrink; e o presidente da CDL em Muriaé, Henrique Lourenço.

Continue lendo clicando em

Também prestigiaram a solenidade os delegados regionais do 4º Departamento, entre eles, Armando Avólio Neto, de Juiz de Fora; Diêgo Candian Alves, de Ubá; Mauro Ricardo Guimarães Pinho, de Leopoldina; e José Donizetti Teixeira, de Viçosa, mas também outros delegados e servidores da PCMG, representantes de instituições e outras autoridades.

Entre os pronunciamentos, o chefe da PCMG Joaquim Francisco Neto e Silva agradeceu a todos que viabilizaram o evento, enfatizando também sobre a importância das parcerias e de apoios voltados à segurança pública. “Hoje, Minas Gerais é considerado o estado mais seguro para se viver, segundo dados do Ministério da Justiça. Neste primeiro semestre estamos ocupando o pódio brasileiro e isso é fruto de uma articulação forte, uma liderança exemplar de nosso governador do Estado”, salientou.

Segundo ele, a Polícia Civil de Minas Gerais é a segunda maior polícia judiciária do Brasil. “Temos pelo interior do Estado 65 unidades especializadas de atendimento à mulher. Em Belo Horizonte, são quatro unidades”, explicou, falando sobre as ações e iniciativas que a Polícia Civil desenvolve para o enfrentamento à violência contra a mulher, assim como sobre os canais de denúncias. “Nós, da Polícia Civil, formalizamos uma média de 124 medidas protetivas por dia, representando o aumento de 4,68% em relação ao ano de 2020. No último ano, tivemos em todo Estado o registro de mais de 144 mil casos de violência doméstica e familiar e é por isso que é preciso denunciar”, ressaltou.

Em meio a outros agradecimentos em prol dessa causa, o chefe de departamento Gustavo Adélio Lara Ferreira destacou que a inauguração da Delegacia Especializada já tem uma história anterior, que é a de relevantes serviços prestados à comunidade muriaense e à região no que tange à proteção da mulher vítima de violência, dos vulneráveis, idosos, entre outras vítimas.

Em seu discurso, o delegado regional Alessandro Amaro da Matta também agradeceu as parcerias e falou sobre a finalidade da unidade policial. “Não é apenas punir os agressores, mas também amparar as vítimas, explicando e defendendo seus direitos, além de realizar estudos para identificar o perfil dos agressores”, enfatizou. Já a delegada Natalia Santos Magalhães aproveitou a oportunidade para enfatizar sobre a importância dessa iniciativa. “É um momento de muita alegria, de felicidade e de agradecimento por ser um sonho realizado”, destacou.

Em seus pronunciamentos, a deputada estadual delegada Sheila e o deputado estadual Dr. Wilson Batista elogiaram a gestão da PCMG, destacando outras abordagens. Além disso, o deputado Bráulio Braz, o vice-prefeito de Muriaé, Marcos Guarino, e o prefeito José Braz também parabenizaram as forças de segurança de Minas. O chefe do executivo municipal também aproveitou o momento para agradecer a todos que contribuíram para a inauguração do prédio da Casa da Mulher.

Em meio a outros discursos que foram proferidos na cerimônia, os representantes da CDL também destacaram desde a importância da brinquedoteca instalada no local até a entrega de móveis destinados à Deam, permitindo conforto aos profissionais de segurança e às vítimas.

Ao final da solenidade, foram entregues homenagens ao prefeito e à delegada Natalia Santos Magalhães.

Deam em Muriaé

As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher são unidades da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência contra a mulher, especialmente os que ocorrem em ambiente doméstico. No município, a Deam também integra a equipe da Casa da Mulher, um ponto de apoio referência no atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência doméstica na cidade.

Na PCMG, a unidade policial está estruturalmente subordinada à 4ª Delegacia Regional em Muriaé, pertencente ao 4º Departamento de Polícia Civil em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata mineira.

Fonte: PCMG