Lançamento do Livro “Cresol Minas – Tecendo um Sonho Coletivo”.

Destaque EDUCAÇÃO Notícias Portal Miradouro

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (25-11), de forma virtual o lançamento do livro “Cresol Minas: Tecendo um sonho coletivo”.

Marco Aurélio de Lima – Conselheiro Administrativo da Cresol Minas

Patrícia Ribeiro – Gerente da Cresol de Miradouro

Joel Alexandre da Silva – Sócio Fundador da Cresol Minas – Miradouro MG

Roberto Carlos de Lima – Sócio Fundador da Cresol Minas – Miradouro MG

José Soares de Souza Neto – Sócio Fundador da Cresol Minas – Miradouro MG

 

A Cresol Minas tem seu Centro Administrativo na cidade de Muriaé, com agências presentes na Zona da Mata Mineira e vários projetos de expansão. Além disso, a Cresol Minas conta com profissionais engajados no desenvolvimento da cooperativa local e regional, demonstrando o compromisso permanente de crescer junto com seus milhares de cooperados de forma sustentável.

Não poderíamos deixar de destacar que a obra reúne uma coleção de estudos realizado por seus autores que acompanham organicamente o desenvolvimento das Cooperativas de Crédito com Interação Solidária há mais de duas décadas, alguns dos textos foram resultados dos trabalhos de vivência acadêmica a partir do primeiro curso de graduação em Cooperativismo, criado junto com a Universidade Federal de Viçosa – UFV, do qual a Cresol Minas possui grandes e ativas parcerias. Enquanto Sistema Cresol, destacamos o Pública Cresol, espaço destinado para essas publicações, e evidenciamos os trabalhos produzidos por esses pesquisadores, orientadores e orientandos na temática sobre as cooperativas de crédito em âmbito nacional da pesquisa e extensão, durante toda a história da Cresol.

A obra demonstra um “ser e fazer ou saber ser e saber fazer” (Fernandez, 2021) cooperativo que embrionou uma cooperativa que projeta- se por seu diferencial estampado na prática da gestão e da governança profissional sem perder o foco “saber ser e fazer” uma cooperativa presente nas realidades de seus cooperados e das comunidades onde estão presentes, por meio de um relacionamento vivo e ativo.

Enquanto Central Cresol Baser, projetamos a Cresol Minas Gerais como uma cooperativa presente em todo o estado de Minas, estando forte para ir além das fronteiras mineiras. Para isso, foi necessário que a Cresol se reposicionasse perante o mercado com uma governança segregada e também profissional. Uma segregação com distinção do papel do conselho de administração e fiscal (eleitos pela assembleia de cooperados), do papel da diretoria executiva mandatada a partir da contratação do conselho de administração, ambos homologados pelo Banco Central do Brasil – Bacen. Uma segregação essa, que valoriza o relacionamento local, a organização de embaixadores, ações voltadas aos cooperados, a comunidade e as parcerias que fortalecem o negócio da cooperativa, justificando sua característica societária por meio da garantia dos princípios cooperativos. Chegar neste estágio foi uma longa jornada que será relatada nesta riquíssima obra, em que os autores em sua autonomia acadêmica, mantiveram um posicionamento presente de forma contínua durante as muitas fases que passaram as cooperativas, que hoje, a partir de uma estratégia de fusão construída conjuntamente, constituíram a Cresol Minas Gerais.

Fonte: Portal Miradouro | Informações do Livro – Cresol Minas Tecendo um sonho coletivo