EMPRESA REALIZA ESTUDOS DE TRÁFEGO DE VEÍCULOS NA BR 116 NO TRECHO DE MIRADOURO

Destaque EDUCAÇÃO

Na tarde desta segunda-feira (29-11), o Portal Miradouro informa que acompanhou o estudo de tráfego de veículos da BR 116, localizado na entrada do Posto do Timbozão, no Miradouro. Foi contratada empresa para realizar estudo de tráfego na rodovia BR 116. A pesquisa foi acompanhada pela Polícia Rodoviária Federal de Muriaé, que deu todo suporte para a entrevista.

 

Equipe que realizou os estudos na tarde desta segunda-feira (29-11) na BR 116  em Miradouro.

Conversamos com grande amigo, Júlio Simbra, PRF de Muriaé

 

 

 

Entrevista com funcionário da empresa contratada para fazer os estudos no trecho de Miradouro

 

Por meio dos estudos de tráfego é possível conhecer o número de veículos que circula por uma via em um determinado período, suas velocidades, suas ações mútuas, os locais onde seus condutores desejam estacioná-los, os locais onde se concentram os acidentes de trânsito, etc. Permitem a determinação quantitativa da capacidade das vias e, em consequência, o estabelecimento dos meios construtivos necessários à melhoria da circulação ou das características de seu projeto.

Através de pesquisas se podem conhecer as zonas de onde se originam os veículos e para onde se destinam, tornando possível a fixação das linhas de desejo de passageiros e de mercadorias. Em conjunto com essas pesquisas, que fornecem os dados sobre o tráfego atual, e através do conhecimento da forma de geração e distribuição desse tráfego obtém-se o prognóstico das necessidades de circulação no futuro, dado essencial para o planejamento da rede.

Em resumo, os estudos de tráfego se constituem no instrumento de que se serve a Engenharia de Tráfego para atender às suas finalidades, definidas como sendo o planejamento de vias e da circulação do trânsito nas mesmas, com vistas ao seu emprego para transportar pessoas e mercadorias de forma eficiente, econômica e segura.

Os dados de tráfego são geralmente obtidos nas fases de Planos Diretores e Estudos de Viabilidade, em vista da necessidade de sua utilização nas análises econômicas ali desenvolvidas.

Nos casos em que o Projeto Final de Engenharia não tiver sido precedido do Estudo de Viabilidade e o prazo para sua elaboração for curto, a obtenção e aplicação dos dados de tráfego poderá se restringir a:

  • Elaboração de fluxogramas das interseções para seu dimensionamento;
  • Determinação do número equivalente “N” e/ou outros elementos necessários para fins de dimensionamento do pavimento;
  • Verificação, através de Estudos de Capacidade, da suficiência e compatibilidade das características projetadas com o nível de serviço estabelecido.

Fonte: Portal Miradouro | O seu portal de notícias