Muriaé recebe Exposição ‘Nise – A revolução pelo afeto’ no Grande Hotel Muriahé; Visitação inicia 07 de maio 

Destaque EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Muriaé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Fundarte, trazem para o Centro Cultural Grande Hotel Muriahé, a Exposição ‘Nise – A revolução pelo afeto’, que permanecerá aberta até 10 de julho a visitação. A mostra, de grande sucesso em todo o Brasil, esteve nos Centros Culturais do Banco do Brasil do Rio de Janeiro e Belo Horizonte (CCBB).

A mostra com cerca de 100 peças estará aberta entre 8h e 19 horas. Aos sábados de 8 ás 12h. O local será o tempo todo monitorado pelos funcionários do espaço cultural que terão uma dinâmica especial para explicar os trabalhos expostos.

Nise da Silveira (1905-1999) era uma médica psiquiatra. A única mulher em uma turma com mais de 150 homens. Ela conseguiu ficar mundialmente conhecida pela ideia pioneira de usar o afeto como metodologia científica no tratamento às pessoas com sofrimentos psíquicos.

A profissional decidiu buscar formas de acessar as camadas do inconsciente e criar um diálogo, através de ferramentas artísticas e com aplicações científicas, entre o inconsciente e a expressão de imagens. A médica reposicionou o entendimento de loucura na história da humanidade.

A exposição é de extrema importância para o município de Muriaé. Sabemos que tudo começa na relação, no tipo de acolhimento e este é o diferencial. Isto a Doutora Nise passou muito bem. Cuidou dos seus pacientes com carinho e dedicação. Soube trabalhar uma forma de tratamento profissional e afetiva”, expressou a diretora da Fundarte, Gilca Napier.