Buscar  
JORNALISMO

Publicada em 08/07/20 às 13:33h - 77 visualizações
MURIAÉ TERÁ 90% DE SEU ESGOTO TRATADO

PORTAL MIRADOURO


Projetos executivos estão em fase final de avaliação junto à Caixa




Muriaé segue no caminho para alcançar uma conquista que está diretamente ligada à saúde de toda a população: tratar mais de 90% de todo esgoto gerado na cidade. Para isso, a Prefeitura, por meio do Demsur e das secretarias municipais de Obras e de Desenvolvimento Social, vem dando sequência aos trâmites de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com recursos da ordem de R$ 27 milhões em verbas federais, para a realização de diversas obras que irão ampliar e modernizar o sistema de esgotamento sanitário do município.

 

Os projetos executivos, que foram elaborados por uma empresa contratada através de licitação, estão em fase final de avaliação junto à Caixa Econômica Federal. A próxima etapa será a elaboração, por parte do município, dos processos licitatórios para execução das obras.

 

Na prática, o conjunto de ações visa coletar e direcionar o esgoto produzido em diversos bairros para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Principal, localizada às margens da BR-356, próximo ao bairro Padre Tiago (antigos bairros Marambaia e Vale Verde).

 

As obras a serem executadas são:

 

- Construção da 2ª etapa da ETE Principal e ETE Padre Tiago;

- Ampliação e substituição de mais de 9 mil metros de redes de manilhas cerâmicas por tubos de PVC na região central da cidade, solucionando os diversos problemas de obstrução e extravasamentos de esgoto;

- Redes coletoras, redes interceptoras, redes de recalque e três elevatórias de esgoto na Barra;

- Redes coletoras, redes interceptoras ao longo do córrego, linha de recalque e uma elevatória de esgoto no bairro Santo Antônio;

- Redes coletoras, linha de recalque e uma elevatória de esgoto nos bairros Edgar Miranda e Porto Belo;

- Redes coletoras, redes interceptoras ao longo do córrego, linha de recalque e uma elevatória de esgoto nos bairros Gaspar e Santa Luzia.

 

Com a conclusão dos projetos, Muriaé entrará para um seleto grupo de municípios brasileiros que tem quase 100% de seu esgoto tratado.

 

Para se ter uma ideia da grandiosidade do benefício, a média de tratamento de esgoto das 100 maiores cidades do país é de 56,07%, enquanto que a média nacional é de 46,3%. O levantamento é do Instituto Trata Brasil, divulgado em março deste ano, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) referentes a 2018.


Fonte: Ascom da Prefeitura de Muriaé | Fotos Demsur




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Visitas: 3929071 Usuários Online: 312


PORTAL TV


Parceiros









O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.
Copyright (c) 2020 - PORTAL MIRADOURO - Todos os direitos reservados