Buscar  
JORNALISMO

Publicada em 02/08/20 às 20:45h - 274 visualizações
LOBO-GUARÁ É ENCONTRADO DENTRO DE CURRAL EM UMA FAZENDA NA ZONA RURAL DE VIEIRAS NA MANHÃ DESTE SÁBADO (1)

PORTAL MIRADOURO





O lobo-guará foi encontrado dentro do curral (Fotos Portal Miradouro)


O animal da fauna silvestre foi colocado dentro de uma gaiola de bezerros


Josélio foi que resgatou o animal com a presença da PM de Vieiras




Nossa reportagem esteve na tarde deste domingo (2) na fazenda Babilônia, zona rural de Vieiras, onde um lobo-guará (Fêmea) foi encontrada dentro do curral. Segundo Josélio, o animal silvestre foi encontrado pelo seu pai, quando o mesmo foi no curral para olhar os gados por volta das 11 horas da manhã deste sábado (1).

 

A Polícia Militar de Vieiras esteve no local e orientou o proprietário para chamar um veterinário para examinar o animal que estava muito fraco, o lobo guará foi colocado em dentro de uma gaiola improvisada para coloca bezerros, com água e alimento, até a chegada da Polícia Militar do Meio Ambiente, que foi acionada para comparecer no local, mais como se tratava de um final de semana, eles ficaram de vir a propriedade na manhã desta segunda-feira (3).


 

Lobo-guará

 

O lobo-guará, escolhido para ilustrar a nova cédula de R$ 200, está entre as 1.173 espécies da fauna ameaçadas de extinção. A estimativa é que no Brasil vivam cerca de 24 mil lobos-guará, com maior concentração no Cerrado. Eles podem ser encontrados ainda, em menor número, na Mata Atlântica, no Pantanal e no Pampa.

 

“O lobo-guará é talvez a espécie mais icônica do bioma Cerrado. É um animal sempre associado à imagem dos vastos campos e savanas permeados pelas belíssimas veredas que compõem as paisagens especiais do Brasil central. É muito importante associarmos nosso patrimônio natural a símbolos de valor, mas isso precisa vir associado à consciência de que para sobreviverem necessitam que seu habitat natural esteja preservado”, destaca Reuber Brandão, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN) e professor associado da Universidade de Brasília.

 

O lobo-guará figura na lista de espécies ameaçadas do Portal da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, na categoria de vulnerável, e depende da preservação de seus ambientes naturais para continuar existindo.

 

Segundo a RECN, estima-se que cerca da metade da área original do Cerrado já tenha sido destruída. Incêndios florestais, obras de infraestrutura para energia hidrelétrica e demanda por carvão vegetal para a indústria siderúrgica também ameaçam o bioma.

 

“Precisamos entender que existe diferença entre valor e grandeza. Apesar da escolha da espécie para ilustrar as novas cédulas de real ser positiva, o valor destes organismos e da natureza brasileira é imensamente superior ao valor nominal do dinheiro. Nesse caso, a grandeza se traduz por meio de medidas efetivas pela proteção do patrimônio natural imenso, insubstituível e único. É atribuir valor à conservação da biodiversidade, do bioma Cerrado, das Unidades de Conservação de Proteção Integral e ao icônico e elegante lobo-guará”, avalia Brandão.

 

Fonte: Portal Miradouro | O seu portal de notícias 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Visitas: 3929075 Usuários Online: 316


PORTAL TV


Parceiros









O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.
Copyright (c) 2020 - PORTAL MIRADOURO - Todos os direitos reservados