Em entrevista à Rádio CBN, o secretário de saúde de Minas Gerais Dr. Carlos Eduardo Amaral informou que acordo do MP e do Governo de Minas com a Vale, em razão do desastre de Brumadinho, vai permitir a retomada das obras paradas de todos os hospitais regionais do estado, incluindo o de Juiz de Fora.
O anúncio é uma resposta às ações da Deputada Estadual Delegada Sheila que, desde o início de seu mandato, têm realizado uma série de intervenções para que o imbróglio seja solucionado.
Em Abril de 2019, Sheila encaminhou ofícios para o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus e para o Secretário de Governo de Minas, Igor Mascarenhas Eto solicitando intervenções para que a obra do Hospital Regional de Juiz de Fora fosse inserida no Plano de Compensação da Vale.
Em Outubro de 2019, para o lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Término das Obras do Hospital Regional, que uniu prefeitos da Zona da Mata, instituições, parlamentares de âmbito municipal, federal e estadual, os deputados Charlles Evangelista e Delegada Sheila promoveram um grande evento que contou com a apresentação de um extenso documentário mostrando o descaso das instalações da obra.
Ainda em Outubro, Sheila se reuniu com o Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral para avaliar o panorama da obra e obter informações sobre os motivos que impediam que fossem feitos aportes financeiros na obra.
“O estado aguarda uma prestação de contas por parte da PJF sobre despesas gastas e a restituição de pouco mais de R$ 1 milhão aos cofres do estado. Sem a devolução desse valor e a prestação de contas, não será possível iniciar o trâmite para nenhum novo convênio e nem sequer será possível que recursos cheguem à unidade” avaliou Sheila em suas redes sociais após o encontro.
Entraves precisam ser solucionados para retomada definitiva das obras
Mesmo com recursos garantidos para a obra, o secretário de saúde destaca que a retomada dos trabalhos ainda passará pela superação de entraves burocráticos. “Temos que dar sequência aos trâmites burocráticos, à finalização das prestações de contas, e também à identificação da situação de conservação da obra que está parada, uma vez que quem é responsável pela guarda do hospital é o Município”.
O termo firmado entre o Estado e a Vale vai resultar em um aporte de R$ 37 bilhões que serão aplicados em investimentos diversos em todas as regiões do estado, como reparação ao movimento de uma barragem na cidade de Brumadinho no início de 2019.
Veja os ofícios encaminhados pela deputada aqui: