Prefeito de São Francisco do Glória, Walace Pedrosa ao lado do Governador de Minas, Romeu Zema
O prefeito de São Francisco do Glória e presidente da Agência de Regulação Intermunicipal de Saneamento da Zona da Mata (ARIS-ZM), Walace Pedrosa, participou nesta segunda-feira (11) da abertura da Conferência Estadual “Unindo Minas Pelo Saneamento”. O evento é a fase final da elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico (Pesb).
A conferência contou com a participação do governador Romeu Zema, da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, além de diversas autoridades do Estado.
O objetivo é transformar um plano em um instrumento norteador para as políticas públicas de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação final de resíduos sólidos urbanos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais no estado para os próximos 20 anos.
De acordo com o prefeito Walace Pedrosa, é importante o município e toda a Zona da Mata está por dentro destas mudanças para a promoção de melhorias em prol da população. O prefeito defende a ideia dos blocos de regionalização em todo o estado e que os consórcios públicos de saneamento básico sejam reconhecidos pelo Governo Estadual. “Nossa meta é buscar formas mais econômicas, sustentáveis para a população de São Francisco do Glória e que os serviços continuem sendo realizados com qualidade e eficiência”, disse o prefeito.
O presidente da ARIS-ZM, Walace Pedrosa aponta que o papel de fiscalizar os serviços de saneamento e distribuição de água, realizados pelos municípios, além de buscar melhorias e menor custo na prestação dos serviços.
A ARIS é a principal agência de regulação de saneamento básico da Zona da Mata.