O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, através do Cartório Eleitoral de Muriaé, fez neste fim de semana: na quinta-feira (20) e sexta-feira (21), a carga das 356 urnas e de mais 28, chamadas urnas de contingências.
Durante o procedimento de carga, as urnas recebem o sistema de votação, dados de todos os candidatos e das eleitoras e eleitores. Também é inserida a mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna.
Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É mais uma etapa para checar que tudo está funcionando direitinho.
Por último, as urnas recebem oito lacres. São eles que garantem que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação. No dia da eleição, em cada seção eleitoral, todos esses lacres são verificados pelos mesários antes do início da votação. Se algum deles estiver danificado ou violado, a urna é substituída por uma de reserva, que também passou pelo mesmo processo de preparação.
Em Muriaé ficam depositadas as urnas que serão utilizadas nos municípios pertencentes à 187ª Zona Eleitoral: Muriaé, Rosário da Limeira, Miradouro, Vieiras e Miraí. Está sendo repetidos os mesmos procedimentos do primeiro turno, inclusive com relação à segurança.
Fonte: Portal Miradouro – Fotos e Informações Silvan Alves