CBA leva conhecimento sobre Mineração Sustentável à comunidade em evento interativo em Miraí

Destaque EDUCAÇÃO

Projeto “Chega Mais, Comunidade” transformou escola do distrito de Dores da Vitória em espaço de aprendizado sobre sustentabilidade29

Fotos: CBA

A Escola Municipal Dom Helvécio, no distrito de Dores da Vitória, em Miraí, se tornou um espaço interativo de aprendizado sobre Mineração Sustentável na última sexta-feira (26/09). A iniciativa “Chega Mais, Comunidade!”, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), por meio de seu Programa de Educação Ambiental (PEA), levou conhecimento sobre a extração de bauxita para cerca de 120 participantes, com 10 estações que mostraram, de forma lúdica, como a operação pode ser aliada da conservação ambiental.

Na ocasião, a comunidade escolar conheceu um pouco mais sobre a geologia local e a lavra de bauxita, com informações que apresentam o ciclo completo da mineração, e sobre pesquisa mineral, observando amostras de rochas e minerais. A Companhia também mostrou como é feita a gestão de segurança de suas barragens na região, a gestão de resíduos e o trabalho realizado em seus laboratórios.

Outro destaque foi o stand em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde os visitantes acompanharam o desenvolvimento de tecnologias utilizadas em áreas de reabilitação ambiental, restauração florestal e conservação hídrica, e entenderam a dinâmica de monitoramento de fauna, que exibiu equipamentos reais usados no acompanhamento dos animais silvestres.

O público também conheceu os projetos sociais desenvolvidos pela CBA por meio de parceiros da região. E, no espaço de manutenção, viu equipamentos que são usados no dia a dia para conservação de seus aparelhos móveis e sua usina de beneficiamento.

A programação gratuita também contou com atividades recreativas e apresentação de teatro do Grupo Toca, com temáticas de educação ambiental.

“Nosso objetivo é traduzir conceitos da operação de bauxita em experiências tangíveis, mobilizando os participantes para o cuidado com o meio ambiente na região, ao demonstrar como práticas sustentáveis podem ser adotadas de forma simples no dia a dia. Momentos como este mantêm o nosso vínculo com a comunidade, demonstrando que Mineração Sustentável e a conservação ambiental caminham juntas com a vocação do meio rural”, explica Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira.

Sobre o Programa de Educação Ambiental – PEA

Desenvolvido há mais de 20 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, em 2001, a iniciativa já contou com a participação de mais de 163 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui sua mineração de bauxita em operação.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,2 bilhões em 2024 e R$ 1,4 milhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Acesse a íntegra dos resultados e operações da Companhia em www.ri.cba.com.br

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.