PCMG Fiscaliza Casas de Acolhimento de Crianças e Adolescentes em Juiz de Fora

Destaque GIRO POLICIAL

Na manhã desta quarta-feira (13/11), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou fiscalizações em casas de acolhimento para crianças e adolescentes no município de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. A operação, que faz parte de um esforço nacional de combate a abusos e violações de direitos, inspecionou três instituições que abrigam menores em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de garantir condições dignas de acolhimento e proteção.

A ação foi coordenada pela Delegada Alessandra Azalim, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), que ressaltou a importância da operação no contexto da proteção de crianças e adolescentes. “Estamos atentos a todas as denúncias e essas fiscalizações fazem parte dos objetivos da operação nacional Hagnos. A PCMG tem como prioridade garantir que crianças e jovens em situação de vulnerabilidade não sejam expostos a situações de violência, seja como vítimas ou como autores de atos infracionais”, explicou a delegada.

Durante as fiscalizações, a equipe da PCMG verificou as condições estruturais das instituições, incluindo a segurança, higiene, alimentação, e o bem-estar das crianças e adolescentes acolhidos. A ação teve como foco garantir que os menores não sofressem abusos ou violências, como castigos físicos ou tratamentos cruéis, em conformidade com os direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

As instituições fiscalizadas abrigam menores que, em sua maioria, são vítimas de situações graves de violação de direitos, como falta de alimentação adequada, acesso precário à saúde, moradia insalubre, abandono, violência física, abuso sexual, entre outras condições que comprometem a dignidade e a proteção das crianças e adolescentes. A operação Hagnos tem como principal objetivo garantir que esses menores estejam sendo cuidados adequadamente e livres de qualquer tipo de abuso ou negligência.

Não foram encontradas irregularidades nas instituições fiscalizadas.

Operação Hagnos

A Operação Hagnos é uma ação nacional coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação de diversas instituições de segurança pública e órgãos de justiça. Em Minas Gerais, a operação está sendo organizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com execução em diversas regiões do estado.

A operação, que segue em andamento, busca fortalecer as políticas de proteção à criança e ao adolescente, além de combater práticas que possam comprometer o bem-estar e a segurança dos menores em situação de acolhimento. A PCMG reafirma seu compromisso em continuar com a fiscalização e o combate a situações que coloquem em risco a integridade de crianças e adolescentes em Minas Gerais.

Com ações como a operação Hagnos, a Polícia Civil reforça seu papel na proteção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, garantindo ambientes mais seguros e acolhedores para aqueles que mais precisam de cuidados e proteção.