Quadrilha especializada em furto de celulares é desarticulada após ação integrada da Polícia Militar; coletiva detalha operação

Destaque GIRO POLICIAL

Foto: Rádio Muriaé, parceira do Portal Miradouro em Muriaé e região

A Polícia Militar de Minas Gerais realizou na manhã desta sexta-feira (05), no CISP (Centro Integrado de Segurança Pública), na Praça João Pinheiro, uma coletiva de imprensa para divulgar os desdobramentos da operação que resultou na identificação e prisão de uma quadrilha especializada em furtos de aparelhos celulares. O caso teve início com um furto de quase R$ 100 mil em celulares ocorrido no último sábado (30), em uma loja no Mar Center Shopping, em Muriaé.

A Rádio Muriaé parceira do Portal Miradouro acompanhou a coletiva ao vivo e traz os principais destaques da ação que envolveu forças de segurança de quatro estados brasileiros.

Ação integrada e prisões

Durante a coletiva, o Tenente Anderson, assessor de comunicação do 47º Batalhão da Polícia Militar, ressaltou a importância do trabalho integrado entre os serviços de inteligência da PM de Minas Gerais e os batalhões do Rio de Janeiro (Itaperuna), São Paulo, Goiás, além da parceria com os Correios.

Graças à rápida mobilização das equipes, quatro suspeitos foram presos em Boituva (SP), no momento em que planejavam um novo crime. Dois deles estavam em uma galeria comercial, fazendo o levantamento de possíveis alvos. Simultaneamente, outro integrante da quadrilha foi detido em Goiás – ele seria o responsável por receber a carga furtada em Muriaé, que já havia sido enviada pelos Correios.

Quadrilha interestadual com histórico de crimes

Segundo informações da PM, a quadrilha tem atuação em todo o território nacional, com um histórico extenso de crimes semelhantes registrados em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e regiões do Nordeste.

O Tenente-Coronel Wesley, comandante do 47º BPM, detalhou que os aparelhos celulares seriam destinados tanto à venda direta quanto ao desmanche para comercialização de peças no mercado paralelo.

Produtos recuperados e devolução à loja

Parte da carga furtada foi interceptada ainda durante o transporte. Três caixas com os aparelhos celulares estão em processo de retorno para Muriaé e a expectativa é que cheguem até o dia 17 de setembro. Os itens serão devolvidos à loja que foi vítima do crime.

Orientações aos comerciantes

Durante a coletiva, a Polícia Militar também aproveitou para alertar os comerciantes sobre a importância de reforçar a segurança de seus estabelecimentos, especialmente em períodos de maior movimentação, como a tradicional Exposição de Muriaé.

Foram recomendadas medidas como a instalação de cofres, o uso de fechaduras reforçadas e a atualização dos sistemas de monitoramento. O comandante do batalhão também alertou para os riscos da compra de aparelhos de origem duvidosa, lembrando que esse tipo de prática pode configurar crime de receptação.

Integração como peça-chave

A coletiva encerrou com um agradecimento às polícias dos estados envolvidos e aos Correios, destacando que o sucesso da operação só foi possível devido à integração entre os órgãos de segurança.

A ação rápida e eficiente impediu novos delitos, assegurou a recuperação dos produtos furtados e trouxe alívio ao comerciante afetado, além de um importante recado: o combate ao crime organizado requer união e inteligência estratégica.