MANOEL MARIANO ALVES PEREIRA, o “Neca Mariano” (26/07/1866 – …/07/1936) era o filho caçula de Belisário Alves Pereira e Mariana Luisa Paiva (ou Dias Paes), fundadores de Belisário. O casal teve 7 filhos. Os seis primeiros nascidos em Ubá-MG: Ana Luiza, Germano, José Belisário, Rita, Maximiano e Maria Theodora. Neca Mariano veio a nascer no assentamento de Santo Antônio do Onça, o primeiro dos dois assentamentos que irão dar origem ao hoje distrito de Belisário. Por ter quase 2 m de altura, era conhecido como o “Jequitibá”.
Em 1888, casou-se som a sobrinha Maria Angélica Alves Pereira (filha de seu irmão Maximiano – que havia falecido em 1877 – e de Heduviges Augusta Dias de Andrade). Neca e Mª Angélica tiveram 10 filhos: Heduviges, Mariana Augusta, João da Mata, Agostinha Angélica, José, Maria do Carmo, Francisca “Chichica”, Manoel “Nezinho”, Waldevina “Vina” e João Alves. Em 31/01/1911, Mª Angélica veio a falecer. 5 anos depois, em 1916, Neca Mariano se casa pela 2ª vez, com Tolentina Clara de Jesus. Em 1917 o casal se muda para Santa Rita do Glória (Miradouro), onde residiam 2 irmãos de Neca Mariano e sua sobrinha Maria Augusta, casada com Antônio Gomes de Paiva. Neca Mariano já era proprietário da Fazenda Bananal, entre Santa Rita (Miradouro) e São Francisco do Glória. Neca Mariano e Tolentina tiveram 7 filhos: Liduvina (faleceu antes de completar 1 ano), Pedro Alves Pereira, as gêmeas Adelina Alves Schettini e Celina (esta faleceu ao nascer), Amélia Alves Dias, Vicente Alves Pereira e Belizário Alves Pereira Neto.
NA FOTO ABAIXO, À DIREITA (POR VOLTA DE 1928) VEMOS O CASAL NECA MARIANO E TOLENTINA COM OS PEDRO (AO LADO DO PAI), ADELINA (AO LADO DA MÃE), AMÉLIA (AO CENTRO) E VICENTE (NO COLO DA MÃE). O CAÇULA BELIZÁRIO “ZARINHO” NASCE EM 1929.
Este texto, ainda que muito importante, é apenas um brevíssimo resumo da história de Neca Mariano e da família Alves Pereira, os “Marianos”. Todas as informações sobre a sua história estão no excepcional livro da neta de Neca Mariano e de Mª Angélica, a diplomata e historiadora NINA CAMPOS: História de Belisário: da fundação à saída dos Alves Pereira. Tomo I. Muriaé: Artesanal, 2018, 250 p.
Agradecimentos especiais: Sonia Maria Cibele Paiva e Dona Dudé.
Fonte: Nicélio do Amaral Barros – Historiador, Doutorando em História Econômica – USP e Coordenador de Museu e Arquivo Municipal de Miradouro

























Também sou Alves Pereira. Meu pai Decilio Alves Pereira. Meu avô Clemente Alves Pereira.
Eu também sou da Família Alves Pereira
Meu nome Antônio Alves Pereira Júnior
Meu pai Antônio Alves Pereira veio a falecer dia 31 de Agosto de 2025
Minha avó mãe do meu pai Zulmira Alves Pereira
Samos aqui do Pará Família Alves espalhada pelo mundo.
Lá em Tracuareua-Pa tem uma vila chamada Alves Pereira de lá viemos.
Minha família e Alves Pereira sou do recife
Também sou Alves pereira com Xavier do Ceará mais descobrir familiares no RS
Minha família e Alves Pereira sou do recife tenho curiosidade de saber sobre a família Alves Pereira
O nome do pai da minha mãe era Otoniel Alves Pereira eu tinha vontade de conhecer a família dele nem minha mãe conheceu ele
Minha família e Alves Pereira de Belisário e Muriaé
Meu avô era Luiz Alves Pereira,(falecido), eu tenho curiosidade de conhecer a nossa família Alves Pereira, minha bisavó era Severina Onora da conceição, meu bisavô era Manoel Alves Pereira, todos filhos de catolé do Rocha.
MINHA AVÓ PARTENA É ROSA ALVES PEREIRA ESPOSA DE EDMILSON FERREIRA DE ARAÚJO
MEU BISAVÔ MARTENO ALFREDO ALVES PEREIRA IRMÃO DA MINHA AVÓ ROSA E OS PAIS SE CHAMAR UM ROSENDO JOSÉ PEREIRA E A CÔNJUGES É MARIA ALVES