Sobre Nós

 

A emoção e a tradição estão de volta! Valorização da produção e da cultura do campo! Vai ter o “Dourada em Ação”, com diversos serviços de cidadania e de utilidade pública, shows variados, gente bonita e muito, muito mais!

Confira na programação! A poeira vai levantar na Jacutinga! Você não pode perder essa festa! Venha, participe, traga os seus convidados, por que serão dois dias de pura alegria e diversão! A Jacutinga é linda demais e estará te esperando de braços abertos! Compartilhe! Pega a ideia e…. Xama

Prefeitura de Pedra Dourada.
Construindo uma cidade mais justa para todos.

Administração 2021 | 2024.

Estão abertas as inscrições para a mais tradicional corrida de rua em Muriaé. A 64ª edição da Corrida da Fogueira acontece em 21 de agosto, com percurso total de 8km para homens e mulheres.

As inscrições podem ser feitas pela internet, no portal Corridão (corridao.com.br). O valor é de R$40 por participante, dando direito ao kit que contém camisa, número de peito, chip descartável e medalha.

A Corrida da Fogueira é uma realização da Prefeitura de Muriaé, através do Departamento de Esportes da Fundarte. Neste ano, a prova terá premiação total de R$9 mil, distribuídos entre masculino e feminino na categoria Geral, Municipal e também por faixas etárias.

A Cresol Minas Gerais realizou na última sexta-feira, 08/07, a cerimônia de inauguração da sua agência no centro da cidade de Manhuaçu. Foi um momento muito especial para todos os cooperados e convidados para comemorar os 12 anos de atuação da Cresol no município.

A cerimônia foi marcada pela presença do Presidente da Cresol Minas Gerais João Paulo Dias da Fonseca, vice-presidente Jerônimo Freitas Navarro, Diretora Superintendente Mayara Viana Ribas, Gerente da Agência Centro Joyve Silvestre, Prefeita de Manhuaçu Maria Imaculada, Secretário de Fazenda Magno Marçal e a 1ª Secretária da Câmara de Manhuaçu, vereadora Eleonora Maira.

 

A agência Cresol Centro de Manhuaçu é uma das 21 unidades da Cresol Minas Gerais. O novo espaço segue o padrão das novas agências da Cresol, com design moderno, espaço amplo, confortável, com acessibilidade e de fácil acesso.

Desde 2010, muitos investimentos e serviços foram prestados à comunidade de Manhuaçu e com a inauguração de mais uma agência, a cooperativa irá trazer ainda mais benefícios para a economia local, contribuindo para gerar trabalho, emprego e renda para à população manhuaçuense.

Com 27 anos de existência, a Cresol atualmente conta com mais de 720 mil famílias cooperadas em 21 estados brasileiros. Em Manhuaçu, a cooperativa completa 12 anos de atuação.

Durante a cerimônia, o presidente da Cresol Minas Gerais, João Paulo Dias, ressaltou que a entrega da nova agência marca a história da cooperativa. “É um momento emocionante. Entrar nessa agência desse padrão e relembrar a nossa trajetória aqui em Manhuaçu, quando iniciamos com uma pequena sala. As pessoas acreditaram, apostaram e não desanimaram, com a certeza de que seria possível construir uma cooperativa de crédito e, principalmente, construir um cooperativismo diferente. Esta agência é a concretização do sonho dessas pessoas que acreditaram desde o início”, pontuou.

O vice-presidente, Jerônimo Freitas Navarro, completou o sentimento de confiança da comunidade na Cresol. “Essa nova agência está se concretizando porque vocês acreditaram na nossa instituição. Essa confiança de todos os cooperados foi fundamental para fazermos mais por Manhuaçu e região. Nossa satisfação é muito grande em fazermos parte dessa história e agora temos uma agência de referência para a região e com uma equipe muito bem preparada para atender os nossos cooperados da melhor forma”.

Ainda na cerimônia, houve um momento de gratidão e bênçãos das novas instalações com a palavra do Padre Rafael Henrique (Paróquia de São Lourenço) e do Pastor Paulo Breder (Igreja Batista do Calvário).

Em seguida, autoridades descerraram a placa inaugural e os convidados puderam conhecer os três andares da nova agência: com salas de atendimento, caixas, sala de reuniões e eventos.

A inauguração também contou com a presença dos vereadores Administrador Rodrigo e Juninho Enfermeiro, Presidente da CDL Manhuaçu Giovanni Barone, conselheiros e colaboradores da Cresol na região, Antônio Teodoro Dutra (presidente do Sindicato Rural de Manhuaçu), Silvana Damasceno (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo), Rômulo Mathozinho (Gerente Regional da Emater-MG), Flânio Alves (presidente da Coorpol), Marco Antônio Domingues (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu) e Heraldo Leandro (vice-prefeito de Reduto), Dr. Ronaldo Garcia (Procurador Jurídico da Prefeitura de Manhuaçu).

Contadores, gestores e servidores públicos de todo o Estado já podem se inscrever no XII Fórum Mineiro de Contabilidade Pública Municipal, que será promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 9 e 10 de agosto, no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte. O tradicional encontro tem como objetivo a capacitação técnica dos contadores municipais em relação às questões atuais e às mudanças que se apresentam no segmento da contabilidade pública. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. 

Durante os dois dias, o Fórum contará com temas extraídos das principais demandas apresentadas na AMM, buscando auxiliar e capacitar os contadores e servidores da área frente às questões atuais, às mudanças que se apresentam e assuntos como a nova estrutura conceitual para elaboração e divulgação de informação contábil.

O público-alvo é composto por contadores, e servidores públicos em geral que atuam na área, e estudantes de contabilidade (graduação e pós-graduação). Para a organização da 12ª edição do evento, a AMM conta com o apoio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, reforça a importância do Fórum e da missão da entidade de promover a capacitação e qualificação dos gestores e servidores que atuam nas administrações públicas municipais. “É um momento de troca de experiências e, principalmente, de adquirir conhecimento sobre uma das principais áreas da gestão pública, a Contabilidade. Afinal, o setor é vital à saúde financeira da gestão de uma prefeitura, então, vejo como necessária a capacitação dos servidores públicos nessa área”, diz.

Programação

No primeiro dia do Fórum, 9 de agosto, o público poderá conferir palestras sobre temas relevantes à administração pública: Fonte e Destinação de Recursos: Nova Classificação Padronizada, com a palestrante Lucy Alves, do Conselho Federal de Contabilidade; a segunda palestra da manhã abordará as Principais Causas de Críticas no SICOM, com o TCEMG.

À tarde, o tema será: Retenção de impostos para Órgãos Públicos – Municípios, com o palestrante Sebastião Francisco Rodrigues, da Associação Municipal de Contadores Públicos (AMCP).

O segundo dia do Fórum abordará aspectos relevantes na elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), tema que gera muitas dúvidas entre os gestores e agentes públicos que atuam na área.

Mais informações com a assessora do departamento Contábil da AMM, Analice Horta, pelo telefone (31) 2125-2417, e e-mail: analice@amm-mg.org.br

Serviço

XII Fórum de Contabilidade Pública Municipal

  • Data: 9 e 10 de agosto de 202 2
  • Local: auditório BDMG ((rua da Bahia, 1600 – bairro Lourdes- BH)
  • Inscrições: clique aqui.

Portal de Eugenópolis – Foto: Prefeitura de Eugenópolis

Após uma ligação telefônica na tarde desta segunda feira (11), a Polícia Militar foi acionada para ir ao hospital São José, onde segundo a denúncia, um homem de 33 anos teria levado para uma mulher uma sacola contendo entorpecentes.

Segundo informações, o homem havia deixado na portaria do hospital, uma sacola com um pacote de pão e um refrigerante para que fosse entregue a paciente que estava internada.

Os funcionários do hospital, ao saber que a mulher possivelmente estaria recebendo drogas de terceiros e que estava ansiosa para a chegada do lanche, resolveram averiguar o conteúdo da sacola. Na averiguação, foi encontrado um papelote de cocaína dentro de um dos pães. O entorpecente foi recolhido imediatamente e a Polícia Militar foi acionada.

A mulher, ao ser questionada pelos policiais, disse que a sacola seria para este mesmo homem e negou saber a existência da cocaína dentro do alimento. Ela disse ainda que os dois fazem tratamento no CAPS daquela cidade e que pela manhã teriam ido ao hospital para se tratarem.

Após prestar esclarecimento, a mulher foi liberada. Já o homem responsável pela entrega da droga, até o fechamento desta matéria, não havia sido encontrado pelos policias.

Fonte: Rádio Muriaé parceira do Portal Miradouro

Em Muriaé, os alunos da rede municipal, nos níveis de Educação Infantil e Ensino Fundamental II, contam agora com material didático exclusivo e totalmente elaborado para a própria realidade.
As novas apostilas da Secretaria Municipal e Educação foram desenvolvidas no próprio município, em um trabalho 100% autoral que envolveu profissionais das mais diversas áreas.
“Tivemos a colaboração de diretores escolares, professores, supervisores e técnicos da nossa equipe pedagógica, além de estagiários, ilutradores, designers e diagramadores”, explica a adjunta de Educação de Muriaé, Andréa Medina.
Para a Educação Infantil, as apostilas são semestrais e direcionadas para crianças do maternal e também de primeiro e segundo períodos.
Já o Ensino Fundamental II, que compreende do sexto ao nono ano, tem material bimestral e focado para o ensino de gêneros textuais.
A concepção do projeto durou aproximadamente um ano. A metodologia buscou abordar as habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular, porém contextualizadas para a realidade do município.
“Fui professora por mais de 30 anos. Nós usávamos sempre os livros que os outros faziam. E agora, pela primeira vez em nossa cidade, nossos meninos vão estudar com um material exclusivo e feito especialmente para eles”, pontua a secretária municipal de Educação, Maria Amélia Xaia.
O evento de lançamento das novas apostilas aconteceu na última semana, na Faculdade Santa Marcelina, em Muriaé. O prefeito Marcos Guarino celebrou a iniciativa e lembrou que as dificuldades impostas pela pandemia geraram desafios ainda maiores para a educação.
“As escolas públicas são as que lidam diretamente com as crianças que foram mais lesadas pela pandemia, em termos de cultura e educação. Temos que fazer uma revolução cultural neste momento, e isso tem que sair no próprio município. Nós moramos aqui, e é aqui que temos que ver nosso trabalho render e acontecer”, destacou.

Último prazo para retirada de chaves do Vermelho II

Postado por Portal Miradouro on  12 de julho de 2022
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Categoria: Destaque
As 13 pessoas que receberam casas no Vermelho II e ainda não pegaram as chaves têm somente até a próxima sexta-feira, dia 15 de julho, para fazer a retirada.
O atendimento está sendo feito na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – mais especificamente no setor de Habitação de Interesse Social. O endereço é Avenida Silvério Campos, 258, Safira, e o horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Importante: somente o titular da inscrição poderá fazer a retirada das chaves, exceto nos casos de morte. Nessas situações, é obrigatório comprovar o falecimento através de apresentação da certidão de óbito. 
Vale ressaltar novamente que a data de 15 de julho é o prazo final para a retirada das chaves. Quem não comparecer ficará automaticamente eliminado do cadastro habitacional, sem possibilidade de reconsideração.

A relação completa de quem ainda não fez a retirada está disponível em muriae.mg.gov.br/ultimoprazo.

Escola Municipal José Lucindo da Cunha, distrito de Santa Bárbara

 

 

Com o objetivo de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) foi realizada na tarde desse sábado, 9 de julho, uma reunião na Escola Municipal José Lucindo da Cunha, no distrito de Santa Bárbara. O encontro foi proposto para que o documento de gestão ambiental fosse traçado de forma participativa, dando voz e ouvidos às demandas e sugestões da comunidade.

A iniciativa contou com a participação de cerca de 40 pessoas, que foi conduzida pela empresa Focus Gestão Ambiental, empresa contratada pela Prefeitura de Miradouro para realizar o plano de manejo da APA, relatório obrigatório pela legislação federal. O mesmo tipo de reunião será realizada em todos os outros distritos.

Além da comunidade de Santa Bárbara, a reunião contou com a presença do Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Daniel Arcanjo, a Assessora Ambiental da Prefeitura de Miradouro, Juliana Cunha e os Vereadores – Rafael Palmerindo, Wilkinson Fernando dos Santos (Fernando), Valter Lanes, Jorge Irene Andrade (Miolo) e José Salvador (Zé Russo).

A reunião contou com uma palestra com a temática ambiental e com a separação de pequenos grupos pra discutir e avaliar quais os pontos fortes e fracos da comunidade de Santa Bárbara. As oficinas foram um sucesso, a população participou efetivamente, o que contribui muito para a formulação de políticas públicas no município.

CDL ACE Mais promove Café Empresarial

Postado por Portal Miradouro on  11 de julho de 2022
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Categoria: Destaque

Desmitificando a sigla ESG: o que minha empresa tem a ver com isso?. Prazer, ESG! Mas afinal, o que é isso? O tema da sustentabilidade e do ESG está em alta. A expressão ESG (Environmental, Social and Governance), no português práticas ambientais, sociais e de governança é relativamente nova e por isso ainda gera diversas dúvidas. Porém, a sociedade/clientes como um todo estão cada vez mais exigindo que as empresas observem a pauta do ESG em função dos impactos e riscos gerados em termos ambientais, sociais e de governança.

A adoção de estratégias a ela associadas não só atende a essas demandas, mas também gera a redução de riscos importantes para o negócio, garantindo a sua sustentabilidade e aumentando o valor das empresas que adotam essas práticas. Inclusive para pequenos e médios negócios. Além disso pode ser um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Esse café empresarial tem como objetivo esclarecer sobre a importância do ESG e como pode ser bem explorado pelos negócios.

Para quem é novo no tema ou conhece mas quer aprofundar, convidamos para este encontro reflexivo.

Vagas Limitadas: Confirmações pelo tel: (32) 3729-9009 (32)98436-6230

 

 

Foi realizado na manhã desse domingo, dia 10 de julho, a 1ª Corrida de Aventura Municipal em Miradouro. O evento esportivo foi organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Laser com apoio do Sicoob Credisudeste. A largada foi dada em frente à Copasa e teve no percurso pelas belas paisagens da cachoeira do Pai Inácio e retornado para o sítio do Soires.  Todos os participantes ganharam um troféu pela presença no evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARA ACESSAR AS FOTOS DA PREMIAÇÃO DOS ATLETAS, CLIQUE EM  Leia mais …

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