RIBEIRÃO DAS NEVES. E DAS LUZES DE LED!

COLUNA - MIRADOURO EM MOVIMENTO Destaque Notícias Portal Miradouro

JUNYNHO MARTINS, PREFEITO DE RIBEIRÃO DAS NEVES

TÚLIO MARTINS RAPOSO, SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE RIBEIRÃO DAS NEVES AO LADO DO PROFESSOR NICÉLIO BARROS

 

RIBEIRÃO DAS NEVES. E DAS LUZES DE LED!

Nicélio do Amaral Barros

O Portal Miradouro esteve nesta quinta-feira, 2 de julho, visitando o Centro Administrativo de Prefeitura de Ribeirão das Neves, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte e que hoje ocupa o posto de sétimo município mais populoso de Minas Gerais.

Confira aqui as entrevistas do Prefeito Municipal de Ribeirão das Neves, Junynho Martins e do Secretário Municipal de Administração, Túlio Martins Raposo.

A matéria faz parte de uma série que o Portal Miradouro, o Portal TV e o Programa Conexão Miradouro, estão produzindo sobre os avanços e retrocessos na gestão pública em diferentes municípios e regiões do estado. O objetivo é fornecer elementos para que a população miradourense e de toda a região tenham informações sobre diferentes realidades dos municípios mineiros, de maneira acessível e compreensível.

Como qualquer outra grande cidade brasileira, Ribeirão das Neves tem problemas relacionados à infraestrutura urbana, violência e desemprego. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em dados referentes ao ano de 2019, o município tem 334.858 habitantes. Localiza-se entre grandes outras cidades como Belo Horizonte, Contagem e Betim. Por um lado, isso traz benefícios, em termos logísticos e de acesso a bens e serviços. Por outro lado, inevitavelmente, tem consequências preocupantes, sobretudo aquelas relacionadas com o desenfreado aumento populacional.

Contudo, nos últimos quatro anos, a realidade do município vem mudando drasticamente. A partir de uma gestão pública eficiente, moderna, baseada na no planejamento, no diagnóstico constante sobre os anseios da população, na qualificação técnica de servidores e da equipe gestora e na aposta em parcerias público-privadas, Ribeirão das Neves, vem se transformando em modelo de gestão pública.

“Bom uso dos recursos públicos, investimento na educação, pavimentação das vias públicas, investimentos em todos os setores da saúde pública, iluminação pública de primeiro mundo e situação financeira adequada – o que gera garantias de desenvolvimento de apoios e projetos ao município”, são as explicações do Prefeito Junynho Martins (DEM), para uma mudança tão radical na gestão pública municipal. Junynho está em seu segundo mandato consecutivo e foi reeleito em 2020, no primeiro turno, com 54% dos votos válidos. Hoje, Ribeirão das Neves deixou de ser uma “cidade carcerária” para ser um exemplo de desenvolvimento social e econômico.

A iluminação pública, uma demanda histórica do município, é um grande exemplo. O revolucionário trabalho começou em 2019 e irá substituir todas as antigas luminárias pela moderna tecnologia LED até 16/12/2022. O avanço da modernização segue em ritmo acelerado no parque de iluminação pública em Ribeirão das Neves. Atualmente, quase metade das ruas de Ribeirão das Neves contam com a moderna tecnologia LED.

Em breve, o Portal Miradouro estará trazendo uma nova matéria sobre os municípios mineiros e suas gestões públicas.

 

 

Fonte: Portal Miradouro | Redação Nicélio do Amaral Barros – Professor e repórter do Portal TV