São Sebastião da Vargem Alegre participa do Encontro “Impacto Positivo Educação”

Destaque

Compondo o programa Parceria Pela Valorização da Educação, evento reuniu secretarias e equipes de ensino para debater os desafios educacionais no país

O município de São Sebastião da Vargem Alegre participou do Encontro “Impacto Positivo Educação”, realizado em São Paulo, promovido pelo Instituto Votorantim. O evento, que teve como tema “Um olhar sobre equidade e práticas inclusivas na oferta e gestão da Educação”, reuniu Secretarias Municipais e equipes técnicas das redes de ensino das 38 cidades participantes do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), realizado pelo Instituto com apoio da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Depois de dois anos no formato virtual, o evento voltou ao modelo presencial, reunindo especialistas para compartilhar conhecimentos sobre o contexto da educação nacional e da importância da criação de redes intersetoriais para mitigar desafios socioeducativos e o uso de recursos federais como ferramenta de apoio à redução das desigualdades na educação. Também foram apresentados casos de sucesso de redes de ensino que criaram ações e políticas públicas para promover educação com equidade e transformar realidades em seus municípios.

Representantes das Secretarias Municipais de Educação e parceiros técnicos do PVE também avaliaram os resultados de suas Matrizes de Competências, a fim de definir um plano de ação que atenda às prioridades de cada local, com foco na superação das desigualdades educacionais e na promoção da equidade. No PVE, a Matriz de Competências é a ferramenta que monitora o avanço dos municípios na adoção das práticas, no desenvolvimento de habilidades e competências em mobilização social, gestão escolar e educacional.

O secretário Municipal de Educação de São Sebastião da Vargem Alegre, João Batista Breno, representou a cidade no evento e avaliou a participação como “muito proveitosa”. “Estou maravilhado com o encontro, que foi muito positivo e nos deu a oportunidade de dialogar e conhecer exemplos de gestão em outros estados de todo o país. Fiquei muito satisfeito também de poder apresentar as experiências de São Sebastião, que ajudarão a nortear ações em outros locais. Quero agradecer a toda equipe do PVE, estão todos de parabéns. Eu gostei muito e aprendi bastante nesses dias de encontro. Espero voltarmos futuramente para mais aprendizagem”, destaca.

PVE em São Sebastião da Vargem Alegre

No ano de 2022, o PVE em São Sebastião da Vargem Alegre teve como foco o processo de aprendizagem das crianças e a formação contínua dos professores, com debates sobre evasão e abandono estudantil, além de palestras voltadas para os educadores, pontuando o reforço escolar. O Programa ainda realizou visitas técnicas nas escolas públicas locais, a fim de atender as demandas de alunos em dificuldade de aprendizagem após o retorno às aulas presenciais.

Os próximos passos do PVE na cidade serão a continuidade nas ações de reforço escolar e de formação dos professores, além do apoio na implantação de um Conselho de Alimentação Escolar do Município (CAE) multiprofissional, o qual contará com nutricionista, assistente social e psicólogo. Por fim, outra expectativa para o programa em São Sebastião da Vargem Alegre neste ano será a estruturação de um modelo de ensino especial para os alunos que necessitam de acompanhamento e cuidados específicos, com foco na capacitação dos professores.

O gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira, Christian Fonseca de Andrade, reforça a importância da continuidade das ações do PVE em toda a região. “O programa atua desde 2018 em São Sebastião da Vargem Alegre e é um grande aliado para a gestão educacional e escolar na região. Nos últimos anos, o PVE teve grande contribuição para o combate à evasão estudantil e o reforço escolar junto aos educadores e alunos na cidade. Esses resultados atestam e fortalecem o nosso compromisso de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades onde a CBA está presente”, avalia.

Sobre o PVE

O Programa Parceria pela Valorização da Educação é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas da Votorantim, que buscam contribuir para a melhoria da educação pública dos municípios onde a empresa atua, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.