Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior ministra Aula Magna para estudantes da FAMINAS 

Destaque EDUCAÇÃO

Os estudantes dos cursos de Direito e Psicologia da FAMINAS participaram, na noite desta quarta-feira, 20 de setembro, de uma Aula Magna com o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Dr. Jarbas Soares Júnior. O evento aconteceu no Teatro da instituição de ensino e contou com a presença de autoridades jurídicas da cidade e região, além da vice-reitora da FAMINAS, Luísa Varella, e os pró-reitores de Ensino, Pedro Henrique Menezes, e de Administração, Eduardo Goulart. 

Dr. Jarbas palestrou aos estudantes sobre “Justiça Negocial e o papel do Ministério Público”. O procurador-geral de Justiça retornou à FAMINAS quase um mês depois, quando participou da cerimônia de apresentação do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor), órgão do MPMG para implementar, adotar e incentivar métodos de autocomposição, como a negociação, a mediação, a conciliação, as práticas restaurativas e as convenções processuais, na cidade de Muriaé. 

“Um prazer retornar à FAMINAS, inclusive para falar sobre autocomposição de conflitos. Entendemos que a Justiça Negocial é a Justiça do presente e do futuro. As partes precisam dialogar mais e encontrar soluções. Este é o papel também do Ministério Público”, frisou Dr. Jarbas.  

Para a coordenadora do curso de Direito da FAMINAS, Margarida Espósito, a experiência de Dr. Jarbas à frente do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, bem como o tema apresentado, trazem uma contribuição significativa para a jornada acadêmica dos estudantes.  

“A Justiça Negocial é um método efetivo da pacificação social, indo na direção da necessária construção de uma cultura de paz”, afirmou Margarida.